Secretaria de Esportes, Lazer Turismo

Matão participa de Fórum Regional de Turismo

10/08/2017

Aconteceu na quarta-feira passada (2) na cidade de Taquaritinga um encontro entre representantes dos municípios de Matão, Taquaritinga, Nova Europa, Itápolis, Dourado, Gavião Peixoto, Araraquara, Borborema, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Tabatinga e Trabiju para discutir o aperfeiçoamento do processo de regionalização do centro paulista, identificação dos municípios de interesse turístico por meio de placas turísticas e estruturação do regimento interno do Fórum Regional de Turismo.

Na ocasião, estiveram presentes Acylino Rezende Junior, da cidade de Gavião Peixoto, bem como Ana Lucia Periani (Américo Brasiliense), Sergio Covizzi e Valentim Baraldi (Itápolis), Andrei Genua e Hélio Domingues Júnior (Borborema), Thiago Duarte (Taquaritinga), Kléus Vilela e Júlio Ribeiro (Matão), Fagner Claro e Fernando Catelani (Rincão). Todos foram recepcionados pelo prefeito de Taquaritinga, Vanderlei José Marsico.

No que diz respeito à elaboração do calendário turístico anual de cada cidade, o Fórum debateu, entre outros assuntos, o mapeamento dos produtos oriundos da cadeia econômica de cada município que se enquadram como favoráveis ao turismo. Essa proposta visa identificar potenciais ainda não explorados do interior paulista e como eles podem fortalecer cidades e regiões, a exemplo do turismo gastronômico.

O diretor do Departamento de Cultura e presidente do Comtur, Júlio Ribeiro, explica que Matão participa de reuniões do Fórum Regional de Turismo ao lado de onze cidades para discutir os trâmites necessários à obtenção da classificação de Município de Interesse Turístico, o MIT. “O prefeito Esquetini está trabalhando com muito afinco sobre essa questão. A união entre o Departamento de Cultura e Secretaria de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, do secretário Sebastião Trigo e diretor Kléus, está sendo produtiva para que em breve tenhamos Matão no cenário regional de turismo”.

Programa de Regionalização do Turismo

O Estado de São Paulo explora o turismo de forma regional desde a década de 90, por meio da formação dos núcleos de turismo. Com o decreto nº 47.180/2002, foi instituído o Circuito das Frutas, momento no qual governo estadual começou a atuar sobre o turismo observando o potencial das regiões.

A partir de 2004, iniciou-se o processo de criação do mapa do turismo regional do Estado e, após algumas divisões, o mapa foi concluído com definições acerca das respectivas regiões turísticas e suas nomenclaturas. Dessa forma, o Estado de São Paulo está dividido turisticamente em 15 macrorregiões e subdividido em 34 regiões turísticas, englobando os 645 municípios paulistas.