Portal da Prefeitura de Matão
Secretaria de Esportes, Lazer Turismo

FORUM REGIONAL DE TURISMO

09/11/2017

Na segunda-feira (2), os municípios de Matão, Gavião Peixoto, Araraquara, Borborema, Tabatinga e Américo Brasiliense estiveram reunidos na Prefeitura Municipal de Borborema para a sexta reunião do Fórum Regional de Turismo. O objetivo foi debater ações e dar continuidade às discussões sobre o aperfeiçoamento do processo de regionalização do Centro Paulista.

Para o encontro estiveram presentes Acylino M. Rezende Junior (Gavião Peixoto), Andrei Genua e Hélio Domingues Júnior (Borborema), Kléus B. Vilela e Júlio Cesar Ribeiro (Matão).

Na pauta vários temas foram pontuados por presidentes de CoMTur e dirigentes de turismo. Na oportunidade Júlio Cesar Riberio, diretor do departamento de Cultura e presidente do CoMTur discorreu sobre os avanços conquistados pelo prefeito José Edinardo Esquetini sobre Matão integrar o MIT – Município de Interesse Turístico. Falou também sobre as potencialidades do município.

Assuntos como a elaboração de um Plano Diretor de Turismo para as demais cidades que compõem a regional e a implantação de um aplicativo para mídias móveis que interligam as potencialidades turísticas de cada um dos municípios que compreendem a regional foram propostos, dentre outros itens, os quais serão retomados na próxima reunião que será sediada no município de Borborema no mês de outubro.

O presidente da Regional Centro Paulista, Acylino M. Rezende Junior, salientou que a regionalização do turismo é uma política pública com enfoque territorial, é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo CoMTur com estados e municípios brasileiros, cujo objetivo é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, com vistas à promoção do desenvolvimento regional.

O diretor de Turismo, Kléus Vilela, comentou que a realização do fórum é importante porque por intermédio deste é possível que os trezes municípios (Araraquara, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Dourado, Trabijú, Gavião Peixoto, Nova Europa, Tabatinga, Matão, Taquaritinga, Itápolis, Borborema e Fernando Prestes) que compõem a Região Centro Paulista debatam e deliberem as ações a serem tomadas no sentido de buscarmos recursos e atrativos que venham beneficiar nossa região turística. “Assim nessas reuniões são feitos apontamentos, questionamentos e sugestões sobre o que cada município pode realizar em prol do turismo e, nesse sentido, nossa região venha a crescer de forma sustentável e gerar divisas para todos”.

Júlio Cesar Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura e presidente do ComTur, enfatizou que o prefeito José Edinardo Esquetini esteve recentemente em São Paulo para tratar de assuntos de interesse do município e, na oportunidade, protocolou a entrega de todas as atas do CoMTur, o Plano Diretor de Turismo e outros documentos pertinentes ao processo de turismo para que Matão seja inserido ao MIT. “Agora aguardamos a análise de nosso projeto e votação do mesmo em Assembleia Legislativa. Matão está seguindo todos os passos que a legislação exige para ser um Município de Interesse Turístico. Por meio da união dos esforços do prefeito Edinardo Esquetini, da sociedade civil, dos trabalhos do CoMTur, do Departamento de Cultura, da Secretaria de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, do Departamento de Turismo, dentre outros segmentos que nos apoiam, acreditamos que em breve tenhamos Matão no cenário regional turístico. Pensar o turismo e a cultura regionalmente é benéfico para os treze municípios e a sociedade civil ganha significativamente”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais Acessados