Secretaria de Educação e Cultura

Feira do livro acontece na Biblioteca Municipal

11/01/2018

A Biblioteca Municipal ‘Maria de Lourdes Lian’ realiza a ‘Feira do livro’ até o final do mês de fevereiro, com o objetivo de difundir a leitura. O evento é voltado para os públicos infantil, jovem e adulto, com títulos que vão desde de as fábulas até best-sellers da literatura. O objetivo da feira é estimular o hábito da leitura na população, sobretudo nas crianças e jovens que estão no período de férias escolares, quando poderão usufruir de tardes diferentes em um espaço público como a Biblioteca Municipal.

Segundo a bibliotecária Silvia Helena Caldas Frattini, a feira busca não somente difundir o hábito da leitura, mas também estimular a imaginação junto aos livros, favorecendo o convívio, práticas coletivas e aprimorando o processo de aprendizado da língua. ‘A leitura deve começar em casa, como uma prática a ser incentivada pelos pais desde os primeiros anos da vida escolar. Com certeza, esse hábito faz uma diferença imensa no processo de construção do sujeito e suas habilidades de comunicação’.

Silvia Helena comenta que os contos de fada são exemplos de boas histórias para crianças. ‘Eles sobrevivem por gerações porque são bons de ouvir, de ler, de imaginar. Ensinam sobre os nossos sentimentos e sobre a vida. Na infância, a criança cria um repertório maior por ter contato com palavras novas e situações novas’.

Segundo Júlio Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, a leitura influencia sobremaneira o desempenho escolar, motivo pelo qual o departamento tem incentivado a visita do público à feira. ‘O aluno que tem hábito de leitura escreve melhor, interpreta melhor e apresenta mais desenvolvimento no processo da escrita’, afirma.

A feira literária pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h na Biblioteca Municipal, localizada na Rua José Bonifácio nº 887 - Centro. Mais informações pelo telefone 3382-6642.