Secretaria de Educação e Cultura

CarnaMatão 2018 começa com tradicional "Rabo de Galo"

07/02/2018

A Prefeitura de Matão realiza de 9 a 13 de fevereiro o primeiro CarnaMatão. O bloco “Rabo de Galo” abre as festividades na sexta-feira (9). A concentração será na Avenida Padre Nelson, em frente à Ápia, às 21h, junto ao trio elétrico e, posteriormente, seguirá até a praça Alfredo de Paiva Garcia .

No final de 1983, um grupo de amigos, reunidos no então Jandaia e amantes do drink “Rabo de Galo”, criaram o Grêmio Recreativo Esportivo Unidos pelo Rabo de Galo . Os fundadores do bloco são os Irmãos Gimenez - Márcio, Fábio e Rafael (Feféu). O primeiro desfile contou apenas com sete integrantes. Às 17h daquele carnaval saíram às ruas os irmãos Gimenez, Chivas Costa, Bacaxi e Toninho. Ainda na década de 1980, os Galos saíram fantasiados de Adão e Eva com um carro de som, passando pelos bairros da cidade. Segundo um dos integrantes, a cada ano é eleito um presidente do bloco. Márcio Gimenez é o presidente vitalício.

Posteriormente, vieram novos integrantes como Paulo Bartachini (Bacaxi), André Grecco (Greccão), David Sbrissa, Fatima Aparecida Pauletti, Joemir Pinotti Oliveira, dentre outros personagens matonenses. Não há um enredo específico, então os participantes ficam livres para criação de letras. Desta forma, cada um se veste como quer e quase sempre homem comparece vestido de mulher e vice-versa. A partir de 1986, o "Rabo de Galo" passou a desfilar sempre acompanhado por um carro de som e, assim, vem reunindo anualmente diversos adeptos.

CarnaMatão 2018

Além do tradicional "Rabo de Galo", para as noites na praça, a festa contará com trio elétrico e apresentações da cantora Fernanda Rocha com percussão baiana que animará as cinco noites. Haverá ainda micaretas carnavalescas com shows de Dérik & Luciano no sábado (10), Fernando Serafim no domingo (11) e João Bosco e Vinicius na segunda-feira (12), sempre a partir das 22h.

O carnaval de marchinhas, novidade deste ano, será com a banda ‘Flecha de Ouro’ nas quatro noites a partir das 22h e as matinês no ginásio de esportes ‘Décimo Chiozzini’,começam às 15h nos dias 11 e 13, dias nos quais acontece no mesmo horário a matinê no distrito de São Lourenço do Turvo, que conta com trio elétrico na praça ‘José Zangari’.

Vendedores ambulantes poderão se instalar na praça Alfredo de Paiva Garcia . A solicitação do alvará específico precisa ser feita até hoje (9). Os interessados em trabalhar no local deverão procurar o Departamento de Tributos, localizado na Rua Oreste Bozelli, número 1165, no Centro, das 8h às 17h. O telefone para contato é 3383-3113.