Secretaria de Educação e Cultura

Casa Cultura recebe mostra fotográfica “Outros Carnavais”

09/02/2018

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realiza a mostra fotográfica Outros Carnavais . As fotos ficarão na Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi , no período de 7 a 28 de fevereiro, e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A exposição contempla 24 painéis em tamanho 50 x 70, que resgatam as lembranças dos carnavais antigos. O material coletado conta também com um banner que exibe o carnaval de salão do Società Stella D´Itália (Grêmio) da década de 1950.

Na abertura da exposição, que aconteceu na última quarta-feira (7), a banda Fecha de Ouro e membros da escola de samba “Liberdade e Alforria” participaram do "Esquenta CarnaMatão”, entoando marchinhas de carnaval e sambas enredos. Também estiveram presentes os diretores do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro da Silva, e do Departamento de Educação, Nimuendaju Pinotti (Juju). Servidores municipais, amigos, familiares dos colaboradores, entre outras autoridades,prestigiaram o evento.

Para a realização da exibição, a diretora de eventos, Celina Reguero Passerine,contatou antigos participantes que cederam peças de seus acervos pessoais. Dentre elas estão: Rogerio Gabriel; João Bento (Cucão); Cleusa Zanoni; Guaraci Almeida; Ernesto Cavichiolli; Mario Portapilla; Leyle Gorgatti Zarbim; Cândida Gonçalves; Marlene Coledan; Luiz Cesar; e Ceci Romanelli Prado. As escolas de samba ´Liberdade e Alforria e 100% Negro , o bloco carnavalesco Os Onça e a banda Flecha de Ouro também cederam material.

O diretor do Departamento de Cultura, Júlio Cesar Ribeiro da Silva, agradece a contribuição dos colaboradores que ajudaram na realização desta mostra. “A memória histórica é um elemento essencial para a conscientização do contexto cultural em que estamos inseridos. Ao trazermos fotografias de antigos carnavais para a Casa da Cultura, estamos valorizando o passado da cidade nesta questão de festas e tradições. Agradeço a toda equipe do Departamento de Cultura que brilhantemente fomentou e organizou a exposição”,relata.