Secretaria de Governo, Ciência, Tecnologia e Inovação

Esquetini participa de lançamento da Plataforma IPT Pró Municípios

09/02/2018

O prefeito Edinardo Esquetini esteve, na manhã da última terça-feira (6), na apresentação de lançamento da Plataforma IPT Pró Municípios, que aconteceu na sede do Investe São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Obras de Matão, Carlos Hasselaar, o procurador-geral de Justiça do Estado de SP, Giampaolo Smanio, e o vice-governador do Estado, Márcio França, que é idealizador do projeto e também secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. O evento teve como objetivo auxiliar as cidades paulistas na resolução de questões técnicas de cada município, bem como assegurar o suporte estadual aos prefeitos.

Na oportunidade, o prefeito Edinardo assinou o convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação para que o município tenha acesso às plataformas. O Pró Municípios está disponível para cerca de 100 cidades, incluindo Matão. De acordo com Esquetini, o programa oferecerá suporte para o desenvolvimento da cidade. “O IPT, que é um instituto muito respeitado, ajuda os municípios em orientações para a realização dos editais de licitação, fiscalização de obras e compra de materiais. Ainda faz com que nosso trabalho seja mais eficiente, evitando problemas com o Tribunal de Contas e Ministério Público”, afirma.

A plataforma tem como objetivo conectar os gestores públicos com o conhecimento técnico do IPT em engenharia e tecnologia, apoiando no planejamento, gestão e execução de políticas públicas, nas decisões ligadas a compras e licitações e capacitando as equipes das secretarias municipais. O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Por meio de doze centros tecnológicos, atua de forma multidisciplinar, contemplando os mais diversos segmentos como energia, transportes, petróleo e gás, meio ambiente, construção civil, cidades, saúde e segurança.