Secretaria de Educação e Cultura

70 anos de Corpus Christi foram celebrados em Matão

07/06/2018

A 70ª edição da Festa de Corpus Christi de Matão aconteceu na última quinta-feira (31). Além dos tapetes de rua seguirem o tema da Campanha da Fraternidade 2018 – ‘Fraternidade e Superação da Violência’, o diferencial do evento neste ano foi o resgate de desenhos feitos em décadas anteriores, mostrando um pouco da história da tradicional festa turístico-religiosa do município. A ornamentação dos 12 quarteirões em formato de cruz na área central da cidade recebeu visitantes que puderam acompanhar todo processo de confecção dos ornamentos. Aproximadamente 80 mil pessoas estiveram na cidade, dentre turistas e pessoas de toda região e países.

Como acontece todo ano, o trajeto decorado para a procissão começou em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, seguindo pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida XV de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de setembro, novamente pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida. Alunos de escolas municipais, estaduais, federais, particulares, membros de comunidades católicas e voluntários utilizaram cerca de 60 toneladas de dolomita (carbonato de cálcio) tingida em cores variadas para a confecção dos enfeites de rua. Os quadros feitos nas esquinas, que intercalam os tapetes, foram feitos por artistas plásticos locais e da região.

Na quarta-feira (30), foi realizado o Bar do Kuka na Praça Central ‘Dr. Leônidas Calígola Bastia’. Já na manhã de quinta-feira (31), aconteceu a abertura da 21ª Expoflor na Praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’, com os camelôs em volta do conjunto poliesportivo ‘Laert José Tarallo Mendes’. Ainda durante o feriado de Corpus Christi, outras apresentações musicais aconteceram na praça central, assim como a praça de alimentação organizada por entidades assistenciais locais, além da feira de artesanato (reunindo trabalhos de aproximadamente 100 artesãos) e exposições na Casa da Cultura, como a homenagem a Victorio D’Agostino – escolhido para o projeto ‘Artista na Rua’ deste ano, coordenado pela artista plástica Rita Bessi.

Balanço

A Prefeitura de Matão, por meio de todas as secretarias municipais, providenciou toda a infraestrutura da festa religiosa, como segurança aos visitantes e munícipes, instalação de banheiros químicos, cuidados com eletricidade, disposição de barracas, Bombeiro Civil e outras solicitações. Comunidades católicas também participaram da realização desta edição comemorativa de Corpus Christi com o auxílio na escolha dos desenhos que ornamentaram as ruas. Neste ano, o camelô recebeu a mesma quantidade de ambulantes do ano passado, totalizando 450 comerciantes. De acordo com a Polícia Militar, não houve ocorrências urgentes. Restaurantes e hotéis próximos à festa receberam uma ótima arrecadação também.