Secretaria de Educação e Cultura

Prefeitura Matão e Instituto Votorantim firmam parceria para oficina na Educação

20/04/2017

O Instituto Votorantim realizou no final de março a “Oficina de Pactuação da Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2017”, que contou com a presença de secretários de educação de 53 municípios participantes do programa neste ano. O encontro promoveu um debate com secretários de educação e técnicos das prefeituras da região sobre como a gestão eficiente favorece o aprendizado e sobre a importância da participação da família e alunos na educação.
Representando o município de Matão, estiveram presentes a secretária de Educação e Cultura, Débora Raquel da Costa Milani, e o assessor de projetos, Kleber Gessolo. Na oportunidade, foram apresentados os resultados já conquistados em outras localidades, com a melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos municípios onde o PVE já foi implementado em comparação aos municípios que ainda não receberam o programa. Durante todo o período em que o programa esteve em vigor, já foram beneficiados 700 mil alunos de 795 escolas, aproximadamente.
De acordo com Cloves Otávio Nunes de Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim, o número de cidades com atuação do PVE triplicou, o que vai beneficiar, em média, 190 mil alunos, entre 6 a 14 anos, em 16 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios. Carvalho também salientou que o programa já atingiu 700 mil alunos, acelerando em 38% a evolução do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II nos municípios, em oito anos. “O PVE contribui para melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. A estratégia é, de um lado, engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade”.
Durante a assinatura do convênio, Carvalho destacou também que empresas e comunidades podem e precisam crescer em harmonia, em um equilíbrio que traga resultados positivos, econômicos e sociais para desenvolvimento das comunidades. “Respeitando seu DNA de sempre investir na educação, o instituto promove há oito anos parcerias com gestões municipais para mobilização da sociedade e melhoria da gestão educacional dos municípios onde atua”.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Débora Milani, a parceria é importante, pois auxiliará de maneira significativa na formação de gestores (diretores e coordenadores pedagógicos). “Além de garantir a formação de gestores, esse trabalho conjunto proporcionará melhores espaços de aprendizagem, interação com a comunidade e protagonismo juvenil”, destacou a secretária.