Mutirões contra o Aedes Aegypti são retomados

Nesta semana, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a realização dos Mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação visa eliminar e recolher, diretamente das residências, materiais que possam acumular água e servir de criadouros para o inseto.
As atividades tiveram início na quinta-feira (16) e continuam nesta sexta-feira (17), inicialmente com foco no bairro Portal Terra da Saudade. Uma grande força-tarefa foi mobilizada, envolvendo servidores municipais, agentes de endemias da Divisão de Controle de Vetores. Os mutirões serão realizados semanalmente em todas as regiões.
Durante o mutirão, as equipes percorrem as ruas, visitam residências e orientam os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Paralelamente, caminhões da Vigilância Sanitária realizam a coleta dos materiais descartados nas calçadas pelos moradores.
Logo no primeiro dia da ação, já foram retiradas diversas toneladas de materiais inservíveis dos quintais, como pneus, vasos sanitários, telhas, baldes, latas de tinta, eletrodomésticos e garrafas. Um dos achados que mais chamou a atenção foi uma pequena lata de sardinha, aberta e com água acumulada, encontrada em um terreno no bairro.
Apesar do tamanho reduzido, o item apresentava alto potencial de risco para a proliferação do Aedes Aegypti, já que neste recipiente com água parada pode abrigar dezenas a centenas de larvas do mosquito Aedes Aegypti, dependendo do volume de água, da quantidade de ovos depositados e das condições ambientais.
A Prefeitura orienta que os moradores deixem os objetos a serem recolhidos na área externa das residências, preferencialmente nas calçadas, para facilitar a coleta.
As próximas edições dos Mutirões acontecerão semanalmente, com datas e bairros atendidos sendo divulgados pelos canais oficiais da Prefeitura de Matão: Facebook, Instagram e o site www.matao.sp.gov.br