Portal da
Prefeitura de Matão

NotÍcias
Prefeitura inaugurou creche no Residencial Azul Ville

O prefeito Chico Dumont inaugurou sábado (22/10), a creche do Residencial Azul Ville. Esta é mais uma unidade de educação infantil do Programa Pró-Infância, do Governo Federal. Nessa importante obra foram investidos praticamente R$ 1,5 milhão, sendo R$ 618 mil em repasse do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e R$ 871 mil dos cofres da Prefeitura de Matão. A unidade educacional recebeu o nome de “Albina Marchesan de Freitas”, conhecida carinhosamente como dona Bina.

Além do Prefeito, ocuparam  a mesa que dirigiu a solenidade, o vice-prefeito Wilson Luiz Bertachini, (Moio); o ex-prefeito de Matão, Adauto Scardoelli; o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Navarro; o secretário municipal de Educação, Alexandre Luiz Martins de Freitas, filho da homenageada; a professora Célia Rodrigues Ferreira, diretora da unidade; e a professora Maria Neusa Marchesan, irmã da homenageada.

O prédio foi construído na Avenida Hermelinda Gasparini Furini, nº 150, no Residencial Azul Ville 1, esquina com a Rua Palamede Cavichiolli (paralela à Avenida Antonio Gorgatti). Serão atendidas 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

A diretora da unidade, professora Célia Rodrigues Ferreira, fez questão de agradecer a todos os responsáveis pela obra. “Cada detalhe desta unidade foi feito com muito carinho para receber imediatamente as crianças do Azul Ville e bairros adjacentes”, ressaltou.

Já o secretário de Educação, Alexandre de Freitas, falou também em nome da família, contando um pouco da história de Dona Albina, e do “sacerdócio” que é a carreira de professor. “Nossa maior conquista está nas escolas. Nossa maior riqueza está nas escolas. Isso já resume bem a importância do educador, e consequentemente a importância de mais essa obra, que foi iniciada pelo então prefeito Adauto, e que agora está sendo entregue pelo prefeito Chico Dumont”.

Wilson Luiz Bertachini, o Moio, vice-prefeito, tratou da importância da continuidade administrativa. “O Adauto começou essa obra, e o Chico concluiu e entregou. E é assim que deve ser, dar continuidade nos projetos existente e iniciar outros. E é isso que estamos fazendo, com essa, e com muitas outras obras que ainda serão entregues”

O ex-prefeito Adauto Scardoelli, que assinou o convênio, e iniciou a obra, destacou a importância daquele momento, e da justiça da homenagem, e da sua relação com a família. “Conheci dona Bina quando ainda era diretor de escola, em 1985. O primeiro emprego do Alexandre foi lá. Eu assinei a carteira de trabalho do Alexandre como professor. Assim, minha ligação com a família é muito forte. Eu havia pedido ao Chico que essa unidade recebesse o nome da dona Bina. Não preciso nem falar sobre a importância de todo um processo de alfabetização, da importância do Projeto PróInfância, que já nos deu também a creche do Parque Aliança, projeto criado no governo Lula, que prossegue no governo da Dilma. Como é gostoso inaugurar esse tipo de obra, que vai atender as crianças, alimentá-las, educá-las, com profissionais altamente competentes, especializados e preparados para isso”.

Quando fez uso da palavra, o prefeito Chico Dumont fez questão de ressaltar o longo relacionamento mantido com a família da homenageada, e o  projeto educacional de sua administração. “Essa unidade vai atender 120 crianças, num investimento de praticamente R$ 1,5 mi. Estamos aumentando cada vez mais o número de vagas nas creches. Projetamos ainda a creche no Portal Terra da Saudade, do Nova Cidade. Buscamos parceria com o Governo do Estado, para a construção de uma creche/escola no Parque Laranjeiras. Pretendemos aumentar mais de 500 vagas para atender essa faixa etária. Estou muito feliz em ser o Prefeito da cidade na inauguração desta unidade educacional tão importante para toda essa região. É compromisso de nossa administração melhorar cada vez mais as condições de vida da população. Esse é um projeto político, independe de quem esteja no comando do município”.

A dona de casa Larissa de Souza Soares, moradora do bairro Azul Ville estava muito feliz com a inauguração da creche. “Estou separada e essa creche vai me ajudar muito. Posso colocar meu filho de um ano e sete meses aqui, e procurar um trabalho. Agora posso procurar um emprego, pois sei que ele estará em boas mãos”.

O projeto da unidade do Azul Villa faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), criado pelo Governo Federal para ampliar a construção de creches e escolas de educação infantil, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, que são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído em 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Rua Oreste Bozelli, 1165 - Centro - CEP 15990-240 - Matão - SP - (16) 3383-4077
Prefeitura de Matão - Todos os direitos reservados.