13º FRONTEIRAS BRASIL – Inscrições abertas para seminários de Arte-Educação

A Prefeitura de Matão, através da Casa da Cultura, em parceria com a ONG Ocara e Casa Pipa, abre as inscrições para ouvintes nos seminários na primeira semana do 13º Fronteiras Brasil – Festival Internacional de Arte-Educação. Os encontros vão ocorrer nos dias 17 de Julho a 21 de Julho, nos horários das 8h às 11h, com emissão de certificados, para o público de artistas e educadores, que se interessam em explorar novas abordagens e compartilhar experiências.

O 1º Seminário de Arte-Educação traz a contemporaneidade e aponta para urgências que configurem criatividades coletivas. Refletir a partir da arte-educação à luz de múltiplos atravessamentos, tem o empenho de friccionar os eixos temáticos que serão apresentados nos painéis, a fim de expandir o olhar para uma práxis que sirva como disparadora para uma tessitura de troca de experiências da partilha do vivido que possa, então, aspirar e inspirar novos horizontes.

Os interessados podem fazer sua inscrição através do telefone: (16) 3506-2323

Confira os temas discutidos nos painéis:

Painel 1 – Território e Pertencimento (17/07)

Os palestrantes Sergio Monzon mais conhecido como Bboy Mono, que desenvolve oficinas para crianças e adolescentes de circo e hip hop, malabares, acrobacias e palhaçaria em diferentes instituições da cidade de Rosário desde 1999. Juntamente com Isabel de Paula, Assistente Social (Unesp) com atuação no Município de Matão/ CRAS Paraíso e Gabriele Santos, psicóloga e Agente Comunitária de Saúde, que atua na rede de Assistência Social no CRAS IV Centenário, buscam trazer reflexões sobre o territorialismo e pertencimento.

Painel 2 – Cultura e Escola (18/07)

Juliano Jacopini, artista da cena, pedagogo teatral, doutor em Artes da Cena, mestre em Educação e Arte e atualmente diretor de Cultura de Matão/SP em companhia da professora, coordenadora da Escola de Educação Integral “EMEF Benta Maria Ragassi Scutti” – Caic e cantora Grupo Coro e Osso, Elaine Rosa, trazem seus conhecimentos para debater sobre a relação entre cultura e escola.

Painel 3 – Juventude e o Amanhã (19/07)

A ligação entre os jovens e o futuro é o foco das discussões trazidas pelos palestrantes Murillo Trevisanello Pinotti, analista de Projetos do Instituto Terroá, no qual auxilia na gestão de projetos pelo Brasil em cidades, e atua como Professor de Geografia em cursinhos comunitários. Na companhia de Estela Farias, Bibliotecária, Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Profa. Maria de Lourdes Lian, pós-graduada em Africanidades e Cultura Afro-brasileira.

Painel 4 – Decolonização e Representatividade (20/07)

Explorando a interação entre declinação e as representatividades na sociedade, Simone Marcondes, artista da Cia. Labirinto de Teatro e batuqueira de Maracatu do Baque Virado do Programa TEIA. Coordenadora da Casa PIPA e do Festival Fronteiras Brasil, também, atriz formada pelo Senac Araraquara e atualmente Gerente de Formação Cultural do município de Matão/S. Acompanhado do Thiago Rodrigues mestrando em Ciências Sociais pela FCLAr/UNESP, membro da equipe do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge” e da Egbé Ypó Orun (comunidade Girassol) e atua no âmbito das políticas de promoção da igualdade racial e pesquisa sobre práticas de cuidado dentro do candomblé.

Painel 5 – Repertório e Recepção (21/07)

Reflita sobre o tema com a convidada Gilsamara Moura, artista insolente, vice-diretora da Escola de Dança (UFBA), pós-doutora em Dança e Política pela Université Côte d’Azur, líder do grupo de pesquisa ÁGORA: modos de ser em dança (UFBA – CNPq), consultora de projetos culturais, curadora do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA), junto a Ailton Krenak. Na presença de Douglas Aranha, formado em Letras (Português/Alemão) pela FCLAr (UNESP Araraquara) e técnico em dança pela ETEC de Artes (São Paulo), membro da Cia Labirinto de Teatro desde 2012, e atualmente, colaborador da Casa PIPA e coordenador do Programa TEIA (Território de Educação, Intercultura e Arte).