1ª “Cãominhada Matão” reuniu entidades protetoras dos animais e arrecadou ração

O evento ocorreu no sábado 03/12, às 8h, com saída da Matinha do Bosque e chegada na UNIARA, no bairro Vivelândia.

Com o apoio da Prefeitura de Matão – através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e Secretaria da Saúde – organizado pela Universidade de Araraquara – UNIARA/Campus Matão – a 1° “Cãominhada Matão” é uma iniciativa que advêm da Lei 5.633 de 11 de agosto de 2022, de autoria do vereador Davison Sansei.

Neste sentido contou com a participação de várias instituições do município: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rotary Club Matão, Apoio Social a Causa Animal (ASCA), Amigos da Mulekada e Amor sem raça.

Foram aplicadas vacinação antirrábica, disponibilizadas pela Secretaria da Saúde, teve distribuição gratuita de sorvetes e sorteios de brindes aos animais participantes.

Após inscreverem-se em um link, antecipadamente pela internet, os participantes fizeram doação de um 1 Kg de ração para cães ou gatos, no dia do evento.

“São sempre muito bem-vindas as iniciativas para ajudar a causa animal e foi também momento importante de reunião de pessoas que têm incomum o amor pelos animais. Isso deve contribuir para fortalecer o atendimento do terceiro setor junto aos donos de animais, diante das demandas que temos no município”, comentou a diretora de Meio Ambiente, Maria Belintani Ourique de Carvalho.

Os mais de 52 kg e 900 gramas de ração, arrecadados, estão no ‘banco de ração’ da Prefeitura de Matão e serão doados às ONGs protetoras de animais do município, para que possam identificar e atender situações emergenciais.

De acordo com os organizadores do evento o cão que recebeu mais curtidas nas redes sociais, vencedor, foi o candidato nº 11, de nome Bento e raça: Jack Russell – Baby Shark, que pertence a tutora Giovana Santos.