O prefeito Cido Ferrari abriu oficialmente o evento, que ocorreu em 21/06, com o tema “Democracia, Trabalho e Educação para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
Houve momento de bastante comoção, entre todos, na abertura do evento com a apresentação de 4 canções populares brasileiras, executadas pelos usuários dos dispositivos de saúde mental CAPS e CAPS-AD.
A fim de reavaliar procedimentos atuais e formular propostas para novas diretrizes voltadas a construção, conjunta, de um ‘Plano de Ação’ em saúde, o evento contou com a participação de profissionais da saúde de toda região; da representante do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araraquara Mary Cristina Ribeiro Lacorte Ramos Pinto; do psicólogo Bruno Tessari Cobra, palestrante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo-COSEMS/SP; bem como de todos os secretários de Saúde das 10 cidades, que compõem a regional noroeste, incluindo o município de Matão: Ibitinga, Itápolis, Borborema, Nova Europa, Tabatinga, Dobrada, Santa Ernestina, Cândido Rodrigues e Taquaritinga.
“Agrademos a presença de todos e parabenizamos equipe de saúde de Matão, pois é evidente o quanto avançamos nesse setor e aproveitamos para reforçar sobre a importância da participação dos representantes das nove cidades vizinhas. Acreditamos que essa união trará muitos benefícios para a população que utiliza os serviços do ‘Sistema Único de Saúde, pois são profissionais com grande experiência técnica nessa área’”, considerou o prefeito Cido Ferrari.
De acordo com o secretário de Saúde de Matão Orivaldo Reguin (Faro), durante a ‘Conferência’ foi realizada a escolha dos delegados, que vão representar os municípios na Conferência Macrorregional da Saúde, podendo participar futuramente do evento, em âmbito estadual e nacional.
“Agradecemos a comissão organizadora, que garantiu o sucesso do evento, bem como aos gestores por aderirem a essa nova forma de decisão coletiva. O objetivo da ‘Conferência’ é criar propostas e diretrizes para aprimorar as políticas públicas na gestão do trabalho e educação em saúde. Esse espaço compartilhado fortalece a região noroeste, como um todo, pois reunidos em 10 municípios, a tendência é promover a troca de experiências, para seguirmos melhorando cada vez mais em relação aos serviços prestados”, concluiu, Faro.
DELEGADOS TITULAR
SEGUIMENTO USUÁRIO SUS
MUNICÍPIO 1 – BORBOREMA – MAIRON MAGALHÃES
MUNICÍPIO 2 – IBITINGA – LEINE BATISTA DULCE
MUNICÍPIO 3 – DOBRADA – EDSON AUGUSTO MENDES
SEGUIMENTO PROFISSIONAL DE SAÚDE
MUNICÍPIO 1 – NOVA EUROPA – VANESSA GALLO
MUNICÍPIO 2 – SANTA ERNESTINA – JULIA FERREIRA DA COSTA
SEGUIMENTO GESTOR/PRESTADOR
MUNICÍPIO 1 – MATÃO – ADRIANA PEDRO ANTONIO
MUNICÍPIO 2 – ITÁPOLIS – WALKER ROCHA
SUPLENTES
SEGUIMENTO USUÁRIO SUS
MUNICÍPIO 1 – ITÁPOLIS – JONAS BERTIOTI
MUNICÍPIO 2 – IBITINGA – JOSÉ CARLOS DULCE
MUNICÍPIO 3 – SANTA ERNESTINA – ELZA COLEN BATISTA
SEGUIMENTO PROFISSIONAL DE SAÚDE
MUNICÍPIO 1 – TAQUARITINGA – ANA LUIZA FERREIRA
MUNICÍPIO 2 – MATÃO – MARIA CAROLINE RODRIGUES COELHO
SEGUIMENTO GESTOR/PRESTADOR
MUNICÍPIO 1– IBITINGA – GILSON SALUSTIANO
MUNICÍPIO 2– ITÁPOLIS – JOCIMARA DANIELA DELISPOSTO