Matão intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue

Matão intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue



A Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, está redobrando esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças. Além dos tradicionais mutirões nos bairros, a cidade mantém uma série de medidas para conter a proliferação do vetor e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Entre as ações mantidas pelo município, destacam-se o bloqueio de criadouros, nebulização veicular, nebulização costal e visitas das equipes da Vigilância Epidemiológica às residências, que orientam a comunidade sobre como evitar a reprodução do mosquito.

“Essa abordagem proativa e contínua realizada por nossos servidores da Saúde é essencial para controlar a disseminação da Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. O poder público faz sua parte, mas é essencial os cuidados da população”, citou o prefeito Cido Ferrari.

Em 2023, Matão registrou um total de 1148 casos de Dengue, sendo que o período entre março e maio apresentou um aumento significativo nos números. Apesar do índice registrado, Matão teve o menor incidência da doença comparada as cidades da região.

Diante desse cenário, de maneira preventiva, a Prefeitura reforça a importância de manter os cuidados em casa nesta época do ano, eliminando recipientes que possam acumular água parada, como vasos, pneus e garrafas, e adotando medidas simples, como o uso de repelentes e manter o quintal livre de entulhos e objetos inutilizáveis.

O secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, Faro, ressalta a importância da colaboração de toda a comunidade nesse enfrentamento: “É fundamental que cada cidadão faça a sua parte no combate ao mosquito da Dengue. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença na prevenção da doença e na proteção da saúde de todos”.


Mutirões

Para reduzir e combater potenciais focos de reprodução do mosquito, desde o mês passado, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Saúde retornou com o Mutirão contra a Dengue. Até o momento, cinco caminhões de materiais e entulhos já foram retirados das residenciais dos bairros jardim Cambuy, Residencial Las Lomas, jardim das Acácias, Nova Cidade e jardim do Bosque.

O gerente de Vigilância em Saúde de Matão, Jhonatas Custódio, alertou para os frequentes focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti devido ao grande acúmulo de materiais nas residências. Segundo ele, muitas pessoas têm dificuldade em se desfazer de eletrodomésticos queimados, objetos quebrados e materiais sem utilidade, que acabam sendo deixados expostos nos quintais, sem a proteção adequada e acumulando água.

“O problema maior que constatamos é que geralmente esses materiais ficam expostos no quintal, sem a proteção devida e acumulando água”, elucidou Jhonatas Custódio.

Além disso, o gerente destacou que as vasilhas de água de cães e gatos são os locais de maior concentração de larvas do mosquito, devido ao ambiente favorável que a água parada e limpa proporciona ao Aedes aegypti. “É essencial que os proprietários de animais redobrem a atenção quanto à limpeza desses objetos”, alertou.


Os Mutirões estão previstos para acontecer todos os finais de semana, e o cronograma de cada semana é divulgado por meio do site oficial e páginas das Redes Sociais da Prefeitura de Matão. Além disso, a população também é informada por carros de som que percorrem os bairros nas datas do Mutirão informando a presença das equipes.

Sintomas

Os sintomas da Dengue podem variar de pessoa para pessoa e também dependem do estágio da doença. Geralmente, a dengue se manifesta com os seguintes sintomas: febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, fadiga e fraqueza, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos, perda de apetite e outros.

Em caso de sintomas ou suspeita da doença, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?