Alunos das escolas públicas municipais são campeões em matemática

Resultados da 18° Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e Olimpíadas Mirim foram celebrados em Matão

Os 13 medalhistas de ouro, prata e bronze da 18° Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), bem como os 171 alunos da categoria ‘Olimpíada Mirim’, das escolas públicas municipais de Matão receberam as premiações.

A celebração pela conquista das medalhas, as classificações de alunos da rede municipal e a entrega de certificados pela participação das escolas ocorreram nesta quinta-feira (06/06) no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Matão (ACE). Estudantes, professores, coordenadores e diretores do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, advindos de toda rede pública municipal receberam as premiações na modalidade de participação/classificação municipal.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani, participaram do evento 60 alunos no período da manhã e 120 à tarde, sendo que 184 alunos do Ensino Fundamental receberam medalhas. Foram 13 medalhistas da OBMEP e 171 da categoria mirim, totalizando 184 medalhas entregues.

– EMEF Celso de Barros Perche (Caju) – 13 medalhistas: 2 ouros, 6 pratas e 5 bronzes;

– EMEF Helena Borsetti – 8 medalhistas: 1 ouro, 3 pratas e 4 bronzes;

– Fazenda Tamanduá EMEF do Campo – 3 medalhistas: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze;

– EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (Caic) – 20 medalhistas: 2 ouros, 6 pratas e 12 bronzes;

– EMEF Antonio Carlos Manzini – 49 medalhistas: 8 ouros, 18 pratas e 23 bronzes;

– EM Adelino Bordignon – 19 ouros, 24 pratas, 48 bronzes.

Adiantadamente, no domingo (26/05), cinco medalhistas receberam as premiações, entregues no Campus da Universidade Federal de São Carlos: Fabrício Leonello Oliveira, Luiz F. Rossi Rabachini Júnior, Sophia Baleira Araújo, Anne Christie Ferreira de Moura, Felipo Paganini Ramon, Mara Letícia Mendes de Souza e Rafael Caruzo Gonçalves. Os estudantes foram acompanhados de familiares e dos professores de Matemática: Marcio Leonel Brito Júnior; Daniela Cristina Gementi Veiga; Patrícia Renata Salgaço Moretti, bem como do coordenador pedagógico, Jessé Romero Cardoso.

Para o prefeito Cido Ferrari essa premiação demonstra a qualidade da ‘Educação’ em Matão, de modo que todas as escolas da rede, professores, diretores e familiares merecerem os parabéns, pois esses estudantes estão sendo muito bem preparados para atuarem profissionalmente em um mundo bastante desafiador.

“Parabenizamos aos nossos alunos e professores premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, pela dedicação e comprometimento. O desempenho, talento e dedicação de vocês eleva o nome de nossa cidade e isso nos deixa muito felizes. Desejamos que continuem se dedicando aos estudos, pois a educação é o caminho para a realização dos sonhos e para a construção de uma sociedade cada vez melhor”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

A OBMEP é promovida pelos Ministérios da Educação e de Ciências e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

“A Olimpíada proporciona a todos os participantes, tanto aos alunos quanto aos professores, uma experiência estimulante, motivacional, instigante, onde são desafiados a vencerem suas próprias limitações, superando-se a partir da resolução de problemas, percebendo o enorme valor que tem o percurso da aprendizagem”, concluiu o secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão).