Após 10 anos jornalista e fotógrafo Sérgio Sabará conclui trabalho “Pássaros do Conjunto Poliesportivo”

Após 10 anos jornalista e fotógrafo Sérgio Sabará conclui trabalho “Pássaros do Conjunto Poliesportivo”

O prefeito Cido Ferrari participou do lançamento do painel “Pássaros do Conjunto Poliesportivo”, instalado entre a Secretaria de Esportes e Lazer e o lago municipal. Com imagens de mais de 70 espécies, os registros foram feitos ao longo de 10 anos pelo jornalista e fotógrafo matonense, Sérgio Sabará. O trabalho contou com o apoio da Prefeitura de Matão e patrocínio da empresa Baldan.


Com uma vasta vegetação nativa preservada, o município está entre uma das cidades mais arborizadas do país, sendo mais de 90% de sua área total. De acordo com especialistas, esta qualidade ambiental é um dos motivos para que tantos pássaros habitem a cidade de forma natural, pois, atualmente, Matão possui cerca de 2% das espécies encontradas no mundo.


“Parabenizo e agradeço ao nosso amigo ‘Sabará’, pois este foi um dos presentes mais bonitos que nossa cidade ganhou. A sensibilidade do seu olhar resultou em imagens lindas que mostram cenas que muitos matonenses nunca observaram em um local tão conhecido e frequentado pelas famílias. É gratificante saber que estes pássaros encontram em Matão ambientes favoráveis para sua sobrevivência e reprodução, mas principalmente, o respeito do homem. Enquanto o planeta sofre com a extinção e a degradação dos habitats, estamos na contramão com projetos e iniciativas que incentivam a Educação Ambiental e, consequentemente, a preservação. ”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.


Entre as espécies fotografadas no entorno do Parque Ecológico de Matão estão: Andorinha-do-campo; Arapaçu; Bacurau; Beija-flor pequeno; Beija-flor Tesoua; Bem- te-vi-rajado; Bem-te-vi-da-copa; Bigodinho; Biguá; Biguatinga; Canário-caboclo; Cambacica; Cardeal; Choca-barrada; Coró-coró; Freirinha-relógio; Garça-maria-faceira; Irerê; Juriti-pupu; Lavadeira-mascarada; Marreca-do-pé- vermelho; Pardal; Pássaro-preto; Pica-pau- do-topete-vermelho; Pica-pau-branco; Pitiguari; Príncipe; Saviá do campo; Sanhaçu-cinzento; Socó-boi-onça; Suiriri-cavaleiro; Suiriri-de-garganta-branca; Tucano-toco; Tuim; Urutau e outros.


“É uma imensa alegria viver este momento após tantos anos de trabalho dedicado a fotografar estas aves, realmente é um sonho realizado. O objetivo maior deste painel é levar conhecimento aos moradores e suas gerações para, desta forma, promover a consciência sobre a necessidade de preservar a natureza. Agradeço ao prefeito Cido Ferrari, à Baldan, aos amigos, familiares e demais parceiros, e desejo que a população tenha um olhar mais sensível para as belezas naturais de Matão”, ressaltou Sérgio Sabará.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido