Artistas preparam presentes para Matão no formato “grafite temática”

Durante o mês de aniversário da cidade, que completa 123 anos em 27 de agosto, uma equipe de artistas vinculados a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, preparam “presentes para Matão”, como contrapartida de suas contemplações pela Lei Aldir Blanc. O ato simbólico será expressado pela arte do grafite, os quais serão pintados em lugares muito apreciados pelos matonenses, como por exemplo: o Centro de Artes e Esportes Unificado-CEU do Portal Terra da Saudade; o Projeto Coração; o Conjunto Poli-Esportivo Dr. Laert José Tarallo Mendes e o Complexo da 15 de Novembro.

“Recebemos as propostas de grafitagem dos artistas, como um verdadeiro persente para Matão, pois vai embelezar ainda mais nossa querida cidade, por isso agrademos a todos os envolvidos nas atividades de preparo, parabenizamos pelo talento, pois sabemos que o gesto e as obras de arte deverão agradar a todos os matonenses”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

A expressão cultural foi iniciada nesta semana pelos artistas, Kadinael José da Silva; Isabelle Monaliza Vituci e Michele Alves, contemplados pela referida lei. O primeiro lugar a ganhar a obra de arte contemporânea foi o CEU do Portal ‘Terra da Saudade’, cuja pintura temática faz uma alusão as mães solo, que cuidam sozinhas de seus filhos, com dificuldades sociais, mas que ainda assim lhes dão colo e bons encaminhamentos na vida.

De acordo com Juliano Jacopini, diretor de Cultura de Matão, “a temática do Conjunto Poli-Esportivo será uma asa monumental, que atende ao pedido da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, dado a importância de se ter na cidade um local de referência, onde os matonenses, turistas e visitantes possam se fotografar como forma de registro de presença na localidade a fim de que a Terra da Saudade fique guardada em suas memórias”, explica Juliano.

O Complexo da Avenida 15 de Novembro será ‘grafitado’ em três etapas, sendo a primeira durante este mês de agosto, a segunda em setembro e a terceira em outubro, deste ano. Segundo o artista Kadinael José da Silva, “para o viaduto, que representa uma das mais importantes obras do saudoso prefeito Adauto Scardoelli, uma parte da temática será uma releitura da canção, famosa em todo Brasil, ‘Saudade de Matão’, explica.