Atrações culturais marcam a inovação da Festa de Corpus Christi 2022

Para atrair novamente o público a 74ª edição de uma das maiores manifestações culturais e religiosas do interior de São Paulo, a Prefeitura de Matão apostou na inovação. Trouxe uma diversidade de atrações artísticas e culturais para o Palco Viva Cultura e, simultaneamente as confecções dos tradicionais tapetes, ocorreram rodas de capoeira; recital de piano; canto e coral; samba de roda; baile solidário; animação com Dj; percussão e batucadas.

Além das várias apresentações musicais, a exposição de flores de Holambra Expoflor, que seguirá até 18 de junho, também contribuiu para atrair o público, bem como a volta dos camelôs fixadas ao redor do Conjunto Poliesportivo Laert José Tarallo Mendes e Ginásio de Esportes Décimo Chiozini.

Dessa forma, a reafirmação da 74ª Festa de Corpus Christi enquanto maior expressividade cultural religiosa do município de Matão, foi renovada. Isso porque milhares de visitantes puderam refletir sobre como o Cristo está vivo em cada ser humano, através de criações artísticas, inspiradas principalmente nas Campanhas da Fraternidade e outros temas sociais, retratados através da ornamentação dos tradicionais tapetes coloridos feitos pela comunidade para a passagem do “Santíssimo”. Esta reflexão prosseguiu este ano de 2022, tendo como tema “Eucaristia: caminho de comunhão, participação e missão”.

“Estamos felizes com os resultados do Corpus Christi deste ano, pois os visitantes demonstraram satisfação pelas atrações religiosas e culturais. Agradecemos as equipes da prefeitura que trabalharam intensamente para que essa edição fosse harmoniosa, uma oportunidade de lazer e ao mesmo tempo de renovação para a fé Cristã. É bem possível que essa tenha sido a mais diversa realizada até agora”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Neste mesmo sentido para o Padre Jorge Nahra, da Igreja Matriz, reforçou que o retorno presencial faz reativar a fé do povo na Eucaristia.

De acordo com o diretor da Casa da Cultura, Juliano Jacopini, este ano a Festa de Corpus Christi se reafirmou enquanto patrimônio histórico e cultural do município, através da arte e da cultura, enquanto fios condutores de todo processo de elaboração do evento. “Muitos dos milhares de turistas que prestigiaram edições anteriores, disseram que gostariam que esse formato se repetisse nos próximos anos”, avaliou o diretor.

Programação das atrações artísticas e culturais

A abertura do Corpus Christi 2022, aconteceu na noite de quarta-feira (15/06), às 19h, no Parque Ecológico, com vários shows: música de Viola, Samba, Rock, MPB, Sertanejo, Eletrônica, entre outros ritmos.

Na mesma noite houve a abertura da Expoflor – Feira de Flores e Plantas de Holambra, na praça Alfredo de Paiva Garcia. Realizada pelo Rotary Club de Matão, em parceria com a Prefeitura, diversos tipos de flores e plantas ficarão em exposição e disponíveis para comercialização, até o dia 18 de Junho.

Por volta das 4h de quinta-feira (16/06), os voluntários (artistas, estudantes, comunidade) começaram a moldar os desenhos dos tapetes, permeando um trajeto em formato de cruz, por onde passou a procissão, sendo: Rua José Bonifácio; Avenida 28 de Agosto; Rua Rui Barbosa; Avenida 15 de Novembro; Rua Prudente de Moraes; Avenida 7 de Setembro e Avenida Siqueira Campos.

A volta da praça de alimentação, organizada pelas entidades assistenciais do município, compuseram as novidades. Alimentos foram comercializados na praça do Centro pela Associação Pão Nosso; Vicentinos Santa Clara; Centro Espirita Celeiro de Luz; Lar São Vicente de Paulo (Asilo); Grupo Escoteiros e Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Matão (APFCC).

Na praça central houve a exposição de produtos de um grupo de pequenos empreendedores, formado por dezenas de artesãos, formando a Feira de Artesanato, com os seguintes produtos: crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, bordados, quadros, entre outros produtos.

Toda a infraestrutura da Prefeitura de Matão, bem como seus servidores, serão disponibilizados para garantir a organização e segurança do evento.