Aulas presenciais da rede municipal retornam com grande adesão

Nesta quarta-feira (03), após quase dois anos, as aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino retornaram em Matão. O reencontro entre os mais de 6 mil alunos com seus colegas de classe, diretores, coordenadores, inspetores, professores, auxiliares, zeladores, profissionais da limpeza, merendeiros e os demais profissionais, foi marcado por muita alegria, responsabilidade e emoção.

O prefeito Cido Ferrari celebra o retorno das aulas presenciais neste momento, já que em Matão não houve óbitos de crianças, adolescente e jovens com menos de 23 anos, por Covid-19. “Obviamente que sentimos por todos que se foram, mas, como gestor posso dizer que estar diante da pandemia e de todas as consequências tão graves que ela nos causou, um dos nossos maiores medos, foi com a vida das nossas crianças, adolescentes e jovens. Portanto, sou muito agradecido por este momento, pois vejo que as aulas retornaram no momento devido, e eles estavam no local mais seguro, em seus lares, protegidos por seus familiares. Celebro este momento e desejo que este retorno seja aproveitado da melhor maneira por nossos estudantes, e que eles tenham ainda mais consciência da necessidade do estudo”, disse emocionado.

O Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, acompanhou a movimentação nas unidades de ensino. “Nos dá muita satisfação presenciar este momento com nossas escolas movimentadas, vendo a alegria, ouvindo as histórias, perceber o entusiamo, mas principalmente encontrá-los com saúde. Agradeço também a dedicação dos nossos profissionais e aos pais e responsáveis, pois percebemos que os estudantes foram bem orientados em casa e estão respeitando todas as regras. Realmente tudo aconteceu da melhor maneira e no momento certo”, enfatizou.

Em todas as 29 unidades de ensino que compõem a Rede Municipal, entre Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), os protocolos sanitários são mantidos com a disposição de álcool em gel, exigência do uso das máscaras, reforço da higiene para desinfecção dos ambientes e aferição da temperatura.

“Destaco também que este retorno teve influência considerável na vida financeira de inúmeros profissionais, como proprietários de vans escolares, papelarias, confecções de uniformes, empresas que servem as escolas públicas de Matão, através do programa ‘Merenda Matonense’, e de tantos outros segmentos que direta ou indiretamente foram prejudicados com este período que passamos”, finalizou o prefeito.