Ballet Matão apresenta ‘Clara e Tantos Reinos’

Adaptação da obra “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” será apresentada no dia 22 de novembro na Igreja Cristo Vive

A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, realizará o espetáculo “Clara e Tantos Reinos” às 19h30 do dia 22 de novembro. A apresentação será nas dependências da Igreja Cristo Vive, localizada na Avenida Baldan, 2789, no Residencial Olívio Benassi. Sob direção da coreografa e professora de ballet, Telma Gaspari, que também é responsável pela Oficina de Ballet Clássico e Dança Contemporânea oferecidas gratuitamente à população por meio do Programa Municipal de Descentralização da Cultura na Escola Municipal de Artes.

No dia, 91 alunas das oficinas farão parte do espetáculo e o evento contará com a participação especial da RIBO Mover (grupo de dança da Igreja Cristo Vive), sob a direção da professora Tayla Francine Pereira, que interpretarão Reino das Luzes. De acordo com Telma Gaspari, esta apresentação foi inspirada no conto “O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos” de E. T. A. Hoffman que, por sua vez, teve adaptação para a obra correográfica com o nome “O Quebra-Nozes” em 1892 pelo libretista Lev Ivanov e composição musical de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. “Na história fantasiosa, típica do romantismo, um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado se aventura com a menina Clara enfrentando camundongos e descobrindo reinos de magia”, diz.

Telma reitera dizendo que “ouso ressignificar tais obras e, nesta releitura, Clara ganha um quebra-nozes de brinquedo de sua madrinha no dia de seu aniversário. Suas irmãs menores e peraltas danificam o boneco e ela entristece. Ao acabar a festa, dorme com o boneco em seus braços e tem pesadelos com camundongos/pessoas maldosas que satirizam e escarnecem dos direitos de uma criança sonhar e se manifestar no mundo. Mas o quebra-nozes, que era um boneco, adquire a forma humana e, vestido de soldado, traz seu exército representado pela força e astúcia feminina na sociedade que, ainda hoje, século XXI, luta pelos seus direitos de ser e estar na sociedade. Em meio às fantasias do universo infantil, fadas levam Clara para descobrir o mundo que pode ser encantado sim, mostrando a ela que a beleza dos seres e da natureza está em seu olhar e em se manifestar no universo e, portanto, nas redes relacionais”, completa.

Oportunamente, Telma Gaspari agradece todas as alunas participantes da Escola Municipal de Artes, “bem como aos pais e responsáveis pela confiança em nosso trabalho artístico e pela compreensão e colaboração na realização deste evento, além dos funcionários da Casa Cultura, Biblioteca e Escola Municipal de Artes. Também agradeço os colegas de trabalho de natureza artística que compartilham e convivem com a movimentação e sons que se propagam e mesclam nas aulas e turmas. Aos apoiadores culturais que não mediram esforços para que este evento se tornasse realidade e os demais envolvidos. Somos gratos a todos aqueles que se manifestam em favor da arte, em especial a arte que se manifesta nos corpos dançantes como uma linguagem que grita ao mundo que precisamos urgentemente nos sensibilizar”, pondera.

Adriana Marangoni, secretária da pasta, salienta que o ballet pode auxiliar no desenvolvimento da sensibilidade das crianças, levando-as a se expressar melhor, principalmente no que diz respeito à socialização. “A atividade também ajuda a relaxar e a liberar endorfina, que fazem bem não só ao corpo como também a mente. Oportunamente, em nome do prefeito Edinardo Esquetini, agradeço o desempenho e apreço que a professora Telma tem em relação as nossas oficinas culturais, pois, por meio do Programa Municipal de Descentralização da Cultura, é possível atender a população gratuitamente com manifestações artísticas e culturais primorosas. Agradecemos também a parceria com a Igreja Cristo Vive e a todos os envolvidos nesse evento, o qual será maravilhoso”, conclui.