Biblioteca de Matão inicia Drive-Thru da Leitura com empréstimo de livros

Um dos locais de acesso da população prejudicado pela pandemia, é a Biblioteca Municipal “Prof. Maria de Lourdes Lian”. O amplo espaço localizado no centro de Matão esteve com suas portas fechadas por um longo período devido as restrições da pandemia. Mesmo assim, reajustes internos foram realizados e novas ideias e projetos surgiram, entre eles, o Drive-Thru da Leitura que tem seu primeiro dia, nesta terça-feira (14).

“Estamos desenvolvendo novos projetos para a Cultura de Matão, inclusive, o da “Biblioteca de Contêiner”, que tem como proposta trazer modernidade, aproveitando espaços. Sabemos o quanto estes títulos são fundamentais para o conhecimento da comunidade e esperamos que o público volte a acessar o acervo, mesmo que seja de forma limitada”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.

A Biblioteca Municipal de Matão “Profª Maria de Lourdes Lian”, encontra-se em fase de modernização do espaço físico e de todo seu acervo, informatizando o sistema de cadastro e empréstimo de livros. Nesse período, atividades remotas estão acontecendo, como o projeto “Entrelinhas – leituras do vestibular”.

Para ampliar o acesso nesse período de manutenção e inovação, foi criado o projeto “Drive-Thru da Leitura”. Todas as terças-feiras, das 9h às 14h, em frente à Casa da Cultura, será possível fazer a retirada de livros pré-agendados pelo telefone (16) 3382-6642.

Atualmente, o local onde funcionava a Biblioteca Municipal foi cedido para a nova Farmácia Municipal, já que está em fase de desenvolvimento a “Biblioteca de Contêiner”, onde sua nova sede será construída no terreno ao lado de onde ela funcionou por mais de dez anos, na Rua José Bonifácio.

“Além da arquitetura contemporânea, que preza pela sustentabilidade e pela longa vida útil, busca-se com essa obra uma harmonia com o entorno, para que esse seja um espaço aberto para adaptação à projetos futuros, já que além de receber todo acervo de livros com mais de 20 mil exemplares, a biblioteca do contêiner funcione também como espaço multiuso, podendo receber atividades artísticas de teatro, música, exposição, artesanato, enfim, seja mais um espaço para a difusão de múltiplas atividades culturais”, disse o diretor de Cultura Juliano Jacopini.

No momento, o acervo de empréstimos do Drive-Thru da Leitura é reduzido, composto por toda literatura do projeto “Entrelinhas” e alguns exemplares de literatura infantil.

Participe! Viaje o mundo todo com a leitura sem sair de casa!

Obras disponíveis para o Drive-Thru da Leitura: