“Boa Praça” volta a cuidar dos espaços públicos de Matão

Na próxima terça-feira (30), a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, lança o retorno do programa “Boa Praça”. A cerimônia realizada na Casa da Cultura “Prefeito Armando Bambozzi”, será transmitida a partir das 14h30, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Matão.

Criado pelo saudoso prefeito Adauto Scardoelli em 2007 com o intuito de cuidar, preservar e manter a limpeza das praças públicas do município. Através de um convênio sem vínculos empregatícios, os serviços de zeladoria como manuseios da jardinagem, varrição e outros cuidados são executados por pessoas idosas com mais de 60 anos de idade ou não aposentados acima de 60 anos, que residem nas proximidades de uma das praças de Matão.

“Reativar este Programa é uma forma de prestar uma homenagem ao nosso sempre prefeito Adauto, que tinha o Boa Praça com uma de suas principais prioridades. Só não implantamos antes, devido à pandemia. Agora muitas pessoas serão beneficiadas novamente e os espaços voltarão a ser bem cuidados com muito carinho por nossos idosos”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Em contrapartida pelos serviços prestados, os participantes receberão da Prefeitura uma ajuda de custo, ticket alimentação, seguro de vida, uniformes, EPIs e as ferramentas para os cuidados com os espaços públicos.

“O Boa Praça ganhou grandes proporções a partir de sua implantação, há 14 anos, e se tornou referência para muitas cidades que conheceram e implantaram com outros nomes. É um Programa socioambiental que jamais deveria ter sido interrompido, afinal, estimula o trabalho entre a comunidade, resgata a autoestima das pessoas que já saíram do mercado de trabalho, além de cuidar dos principais espaços de lazer e convivência da população”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola

Serão 50 vagas aos idosos que cuidarão de 44 praças localizadas em todos os bairros de Matão. A ajuda de custo será no valor de R$ 500,00 a ser pago diretamente pela Prefeitura ao participante do programa, ticket alimentação de R$ 500,00 por cartão magnético contratado pela Prefeitura, seguro de vida, kit “Boa Praça” com ferramentas, EPI’s e uniformes.

A Associação Cultural e Ambiental para a Cidadania – ACAC – ONG OCARA, receberá os valores da Prefeitura para contratar um coordenador e um agente ambiental que cuidarão da execução, formação dos participantes, reuniões de planejamento e todas as obrigações previstas no Plano de Trabalho e Termo de Convênio e Colaboração.

“A pedido do prefeito Cido Ferrari vamos ampliar o valor dos benefícios, pois necessitamos dos serviços em mais praças, desta forma, além da parte social, a Prefeitura de Matão vai injetar no comércio local mais de R$ 600 mil ”, disse o secretário de Administração, fazenda e Controle Interno Willian Di Gaetano Bassi.

O prefeito Cido Ferrari também agradece à Câmara Municipal que através de um Projeto de Lei, autorizou o poder Executivo a custear as despesas e ampliar o Programa. “Sozinho não fazemos nada, portanto, agradeço aos nossos vereadores que assim como a população ficaram entusiasmados e estão nos apoiando em mais esta iniciativa”, finalizou o prefeito.

Inscrições

A partir do dia 30 de novembro, a Prefeitura disponibilizará em seu site um link para inscrições dos candidatos que deverão preencher um cadastro com seus dados. O Programa é voltado para aposentados acima de 60 anos (homens e mulheres) e não aposentados acima de 60 anos, sem vínculo. Não será permitida a atuação de aposentados por invalidez. O principal critério de seleção será a renda familiar do inscrito.