Brigada de incêndio: treinamento prático foi realizado na Prefeitura

Esta semana os servidores públicos municipais participaram do treinamento com simulações práticas de ‘Brigada de incêndio’, cuja finalidade é garantir o desenvolvimento de uma cultura ‘prevencionista’ de segurança contra incêndios na Prefeitura de Matão.

A atividade é promovida pelo departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) – vinculado à Secretaria de Administração e Finanças – e tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade dos trabalhadores.

Para o prefeito Cido Ferrari, é muito importante que todos os servidores se sintam seguros e capacitados no ambiente de trabalho. “Por isso o treinamento prático, bem como a atualização de equipamentos de segurança são medidas que trazem tranquilidade”, avaliou.

De acordo com a Engenheira de Segurança do Trabalho Jéssica Ramos Tietbohl, o treinamento visa atender às exigências do Decreto nº 63.911 de 2018, que institui o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das edificações no Estado de São Paulo.

“Essa capacitação é importante para proteger a vida dos ocupantes das edificações da Prefeitura em caso de incêndios e emergências, sejam esses ocupantes servidores ou munícipes”, explicou a engenheira.

Pelo menos 20 profissionais participaram da capacitação, conduzida pela empresa licitada Help Sistemas de Incêndios e Construção Civil LTDA, representada pelos engenheiros de segurança do trabalho, Larissa Cardoso Zimmermann e Paulo Eugênio Zimmermann.

Hoje a Prefeitura de Matão conta com uma equipe de brigadistas de incêndios que se responsabiliza para atender as Secretarias, em seus diversos departamentos distribuídos por todo território municipal.