Com o objetivo de conscientizar e incentivar o debate sobre as duas questões, social e de saúde mental, nesta quinta-feira (18/05), a Prefeitura Municipal, em parceria com o CONCRIAMA e Conselho Tutelar realizaram a referida ‘Caminhada’. O evento teve início na Praça da Matriz com concentração de diversas pessoas, autoridades, representantes de instituições, unidades de ensino, entidades e população de modo geral, que sequencialmente percorreram dois quarteirões e retornaram até o ponto inicial do encontro.
Essa ação faz parte do calendário de atividades do ‘Maio Laranja’, uma campanha nacional, cujo objetivo é mobilizar e conscientizar toda a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como o ‘Ato Antimanicomial’. Houve apresentação do Grupo de Maracatu, composto por pessoas que frequentam os CAPS e do Coral do projeto Pescar (Citrosuco).
O prefeito Cido Ferrari participou do evento e agradeceu as autoridades que o acompanharam: o presidente da Câmara Municipal China Calabres; a Deputada Estadual Márcia Lia; os secretários Ênio Langhi (Assistência Social), Alexandre Luiz Martins de Freitas (Educação e Cultura) e Orivaldo Reguin Faro (Saúde); os vereadores Davison Sansei, Everaldo, Aroldo Gago; e, diversos servidores municipais.
“Agradecemos a participação de todos nesta caminhada, pois consideramos esse evento de grande importância para chamar a atenção sobre o fato de que, enquanto sociedade, não podemos permitir que ocorram abuso, exploração sexual contra crianças e adolescentes e esse modelo de internação manicomial é também algo inaceitável, já que estudos apontam que existem outras maneiras de tratar as pessoas diagnosticadas com distúrbios mentais, em fim, vamos juntos, confiantes de que estamos no caminho certo”, salientou o prefeito Cido Ferrari.
Além da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONCRIAMA), estavam também presentes na caminhada: SOS Cidadania, Projeto Pescar (Citrosuco), Escola Estadual Professor Henrique Morato; Escola Estadual do Jardim Buscardi; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social.