Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada devido à baixa adesão

Secretaria Municipal de Saúde alerta responsáveis de crianças e jovens menores de 15 anos dos riscos da falta de proteção

A Campanha Nacional de Multivacinação foi prorrogada para até o dia 14 de novembro, com o intuito de oferecer mais tempo para os responsáveis verificarem a situação vacinal de seus filhos e, se necessário, atualizarem as doses em atraso A mobilização que está em andamento desde o mês passado, tem o objetivo de garantir que as crianças e jovens menores de 15 anos estejam protegidos contra várias doenças.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Matão estão oferecendo mais de 20 vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A aplicação das vacinas é feita com base na avaliação das doses que estão em falta na caderneta de cada indivíduo.

De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde, até terça-feira (31) foram verificadas 2.403 cadernetas e aplicadas 1.479 doses. Entre as vacinas mais aplicadas estão HPV (244 doses aplicadas) e Meningo ACWY (112 doses aplicadas).

Manter uma alta cobertura vacinal na população é fundamental para prevenir surtos de doenças contagiosas, como o sarampo, a poliomielite, a difteria e outras doenças. “A multivacinação ajuda a proteger o indivíduo vacinado, mas também contribui para a imunidade coletiva. Portanto, mais uma vez, solicitamos aos responsáveis que levem as crianças e os adolescentes em nossas unidades de saúde, pois ainda é considerável a quantidade de cadernetas que continuam atrasadas”, alerta o secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguim (Faro).

Durante a semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Matão atendem das 07h00 às 17h00, e estão localizadas nos seguintes bairros: Vila Pereira, Jardim São José, Bairro Alto, São Judas Tadeu/ Cardim, IV Centenário, Jardim Paraíso, Centro e no Distrito de São Lourenço do Turvo.

Dentre as vacinas disponíveis, estão algumas como BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Varicela, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), HPV e outras.