Campanha Outubro Rosa tem diversas ações e carreta da mamografia estará em Matão

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal da Saúde está com uma programação especial dedicada ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa. As ações que acontecem desde o início do mês têm o objetivo de conscientizar homens e mulheres sobre o tema e, principalmente, alertar sobre a importância do autoexame para o diagnóstico e tratamento precoce.

“Saliento que a Saúde de Matão vem executando um trabalho grandioso para ofertar os serviços. A maioria da população sabe da importância desta identificação antecipada e todos os riscos que a doença tem contra a vida. Espero que o público-alvo não deixe para depois, afinal, a doença pode ser revertida com simples atitudes”, enfatizou o prefeito Cido Ferrari.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. A maior incidência está nas mulheres, pois este tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas, sendo o principal tipo da doença que leva mulheres a óbito.

No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.

“Independentemente dos sintomas, a campanha em Matão está sendo trabalhada para o incentivo aos cuidados que podem fazer a diferença nesta prevenção, entre eles, a prática da vida mais saudável, a importância do comparecimento ao médico regularmente, a realização dos exames, a continuidade do tratamento, e no caso das mulheres com mais de 50 anos, a realização da mamografia”, enfatizou o secretário da Saúde Ademir de Souza .

Ações Outubro Rosa

Dando continuidade à Campanha de Saúde “Viva Mais, Viva Melhor”, nos dias 17 e 24 de Outubro, as equipes da Secretaria da Saúde estarão na feira do Jardim do Bosque realizando os agendamentos para o exame de Papanicolau e colocação do DIU, além disso também serão disponibilizadas as vagas para o atendimento na Carreta da Mamografia.

Ao longo deste mês, os profissionais da Rede Básica de Saúde visitam as indústrias, o comércio, as Escolas Municipais e Estaduais realizando os agendamentos das funcionárias que precisam fazer a mamografia.

Carreta da mamografia

Entre os dias 25 e 28 de outubro, Matão vai receber a Carreta da Mamografia do Hospital de Câncer de Barretos. As mulheres que tenham idade de 50 a 69 anos, poderão fazer o exame gratuitamente, porém é necessário o agendamento prévio da Secretaria da Saúde de Matão, pois as vagas são limitadas.

A vinda da carreta é uma parceria da Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Saúde e do Programa +Mulher apresentado no canal do Youtube pela empresária Priscilla
Galli e a produtora de eventos Silmara Lacerda, que conseguiram junto ao Hospital de Amor esta agenda para que a atividade pudesse ocorrer em nossa cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3383-6700.