Campanhas de Vacinação seguem até o final do mês

Campanhas de Vacinação seguem até o final do mês



Nesta semana, devido à baixa adesão do público, o Ministério da Saúde prorrogou em todo o país, as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Com isso, as duas ações continuarão acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde de Matão, até o dia 30 de setembro. O prazo inicial da campanha que começou em 8 de agosto, seria finalizado nesta sexta-feira (09).

Ainda de acordo com a pasta, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina contra poliomielite, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e aumentar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Assim como em todo o território brasileiro, Matão também não conseguiu atingir o número de vacinados na primeira fase da campanha contra a Paralisia Infantil. Até a manhã desta quinta-feira (08), foram aplicadas 1.280 doses da vacina, ou seja, 34,4% do público-alvo. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 3.719 crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, contra a Pólio.

Em todas as unidades também está sendo avaliada a situação vacinal de crianças com idades abaixo de 1 ano, vacinadas de acordo com a situação vacinal. Nesta situação, compareceram nos postos do município 556 crianças no período de 08 de agosto a 08 de setembro, sendo deste total 444 vacinadas.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são crianças menores de cinco anos de idade, sendo que menores de 1 ano deverão ser imunizados conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Já a Multivacinação é destinada às crianças e adolescentes menores de 15 anos que precisam atualizar a caderneta. Entre as doses disponíveis estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV, Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

As vacinas estão disponíveis nos Postos de Saúde da Vila Pereira, São José, Distrito de São Lourenço do Turvo, Bairro Alto, São Judas Tadeu, IV Centenário, Jardim Paraíso e no Centro de Saúde.

Para as crianças receberem a vacina, todos os pais e responsáveis devem se dirigir até a unidade referente ao seu bairro e apresentarem a caderneta de vacinação e documento (CPF).

Além disso, para cada uma das vacinas as recomendações são as seguintes:

Multivacinação: A aplicação dos imunizantes acontecerá mediante a avaliação das vacinas que estão em falta na caderneta de cada indivíduo.

Poliomielite:Além da aplicação das doses para crianças com idades entre 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, também será avaliada a situação vacinal da criança menor de 1 ano de idade. Somente será atualizada a Caderneta em caso de esquema em atraso ou não iniciado.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?