“Carnaval Tô Matão 2024”: Uma festa de sucesso com diversão e alegria para todos

Mais uma vez, o Carnaval em Matão foi um verdadeiro sucesso, repleto de animação e alegria para todos os foliões. Realizado pela Prefeitura de Matão, o “Tô Matão 2024” encantou moradores e visitantes com uma programação completa que transformou diversos pontos da cidade em cenários de diversão, com shows, matinês, concentração de blocos, desfiles da corte e muito mais. O evento teve início na sexta-feira (09), e se estendeu até terça-feira (13).

“A cada ano, nos esforçamos para tornar o Carnaval em Matão uma experiência memorável para todos e, mais uma vez, tudo ocorreu conforme o planejado, sem intercorrências e com a presença de um imenso público, superando nossas expectativas. Agradecemos a todos que se empenharam para a realização dessa grande festa e à população matonense e das demais cidades da região que participaram destes dias de alegria”, declarou o prefeito Cido Ferrari.

Com uma estrutura completa, a festa ofereceu entretenimento para todos os gostos e idades, consolidando-se como uma das principais celebrações do calendário da cidade. Nesta edição, mais de 80 mil pessoas passaram pelas atrações, e além de toda a estrutura física, servidores de todos os Departamentos da Prefeitura e centenas de profissionais terceirizados estiveram engajados para garantir a segurança do público, com um completo efetivo de equipes de monitoramento, saúde, trânsito, guardas-civis, seguranças particulares, Polícia Militar, Defesa Civil, limpeza e zeladoria, iluminação, imprensa, meio ambiente, esporte, cultura e outros.

“Após a retomada dos eventos pós-pandemia, a Prefeitura reestruturou o seus calendário, atendendo às sugestões da comunidade de promover as demais festas da cidade em um formato expandido, assim como foi o Corpus Christi em 2021. Esse esforço resultou em um aumento significativo das proporções das festividades locais, consolidando Matão como um centro de cultura e lazer que tem atraindo cada vez mais pessoas para a cidade. Para ofertar estas ações é preciso de uma ampla organização e o trabalho espetacular destas pessoas”, enfatizou o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.

O roteiro diversificado contou com atividades divididas entre a Praça “Alfredo de Paiva Garcia”, a praça “Sizenando Silveira Leite”(Matinha do Bosque), a “Rua do Esquenta” (Rua Itápolis), o Distrito de São Lourenço do Turvo e o bairro de Silvânia, que recebeu pelo primeiro ano o evento.

A programação incluiu uma variedade de shows noturnos com bandas e DJ’s, matinês para as crianças e famílias, concentrações de blocos e baterias e desfiles da corte, que brilharam com sua elegância e charme característicos.

Os shows ficaram por conta das bandas “Homem de Lata”, “Turma do Samba”, “Retrato Falado”, “Intuição S/A”, “Flor de Abóbora”, “Resenha dos Amigos”, “Samba de Irmãos”, “Sakanas” e “Cadeia Nacional”. Os DJ’s convidados foram: Dj Kiko Alves, Ulisses Philippelli, Raíssa Assunção, Renato Pimenta, Coletivo Tocaya e Groggia.

Mantendo a tradição, desfiles de blocos e a apresentação da corte carnavalesca, abrilhantaram e animaram a avenida com cores, ritmos e muito batuque. O evento marcou a volta do Corte do Carnaval do Matão, que neste ano foi formada pela Rainha do Carnaval, Ana Duarte; a Madrinha do Carnaval, Peppy Typer; o Rei do Carnaval, Cleiton Costa; e o Príncipe do Carnaval, Diogo Manzi.

Em todas as noites, houve a concentração de blocos na Rua do Esquenta. Participaram “Batucada na Geral”, “Coletivos Aquilombar”, “Terezas”, “Garra Azul”, “Vixe Maria”, “Close do Pose”, “Maracatu” do Programa TEIA, “Pierrot”, escola “Liberdade e Alforria” e “Unidos pelo Rabo de Galo”.

“Os eventos em nossa cidade têm como objetivo proporcionar oportunidades, resgatar e preservar nossa história, além de promover novas experiências, pois é esta a verdadeira essência da cultura. Essa combinação de elementos contribui para a diversidade, pois buscamos reunir todas as pessoas em torno de um propósito comum: a felicidade. O Tô Matão teve o colorido entrelaçado entre o talento e à arte de músicos, bailarinos, artesãos, trabalhadores, voluntários, vendedores e por todos que reconhecem a importância de se permitir a viver intensamente”, citou o diretor do departamento de Cultura, Juliano Jacopini.

Além dos inúmeros artistas, o evento também ofereceu espaços para o comércio de bebidas e alimentos, promovendo oportunidades para pequenos empreendedores e entidades assistenciais.