Durante o mês de abril, o calendário é repleto de eventos que homenageiam a cultura indígena, estimulando um ambiente de valorização dos costumes ancestrais e proporcionando a diversidade e inclusão cultural. Os programas deste mês distinguem-se pelo seu significado histórico e pela sua dedicação em amplificar as vozes e a visibilidade dos povos indígenas, oferecendo-lhes uma plataforma para partilharem as suas histórias, sabedoria e trabalhos criativos.
“Em vista disso, os eventos planejados para abril são elaborados para mostrar e celebrar os aspectos multifacetados e variados da cultura indígena, incorporando elementos e temas que enfatizam o significado deste patrimônio para a identidade da nação”, destaca Juliano Jacopini, diretor do Departamento de Cultura.
Exposição “Plantando Arte” – Casa da Cultura
Abril começará com a exposição “Plantando Arte”, de Manuela Figueiredo, com as suas 20 pinturas orgânicas trabalhadas em vasos de cerâmica. A exposição terá lugar na Casa da Cultura, situada na Avenida Sete de Setembro, 1051, Centro. No dia 5 de abril, às 19h30, acontece o lançamento e o público é convidado a prestigiar a artista. A exposição decorrerá até 26 de abril, e as visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.
A intenção deste trabalho é incentivar expressões criativas e conscientizar sobre a sustentabilidade por meio da apresentação de trabalhos, que poderão ser acompanhados de audiodescrição para garantir acessibilidade a todos os públicos. Além disso, a exposição incluirá um complemento cultural para celebrar o mês da cultura indígena, ampliando a experiência dos visitantes.
Oficina de Colagem – Biblioteca Municipal
Ainda, este mês contará com uma oficina de colagem destinada aos alunos que se inscreveram em março, ministrada por Chico Silva, e será efetuada na Biblioteca Municipal, localizada na Avenida Sete de Setembro, 1183, no Centro. A oficina terá espaço nos dias 06 e 27 de abril, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, valendo ressaltar sobre o dia 06, que conterá a presença de um intérprete de libras, tornando a experiência acessível a todos. A atividade é destinada a indivíduos com 12 anos ou mais, e proporcionará aos participantes a oportunidade de explorar a técnica da colagem, utilizando recortes de revistas e jornais como matéria-prima ao longo de seis horas.
Exposição “SENT-IR” – Biblioteca Municipal
A exposição “SENT-IR” apresentará a arte de Monaliza Vituci, e seu lançamento acontecerá no dia 12 de abril, a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal. Utilizando de linhas, tintas e texturas, Monaliza retrata o cotidiano dos trabalhadores que se deslocam através de seus trabalhos, transitando pela liberdade limitada do trabalhador contemporâneo. A exibição ocorrerá até 26 de abril, e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Também haverá audiodescrição das obras e etiquetas em braile, recebendo todos os visitantes com inclusão e acessibilidade.
Recital “Coro e Osso” – Casa da Cultura
No dia 14 de abril, poderão ser apreciados os resultados da Oficina de Canto Coletivo, realizada pelo Grupo Coro e Osso, na Casa da Cultura, durante o Recital de Encerramento. Para o recital, o grupo preparou um repertório que reúne música africana e indígena a canções brasileiras, e poderá ser contemplado em duas sessões no dia 14, às 18h00, que será destinada aos oficineiros, e às 20h00, aberta e gratuita para todo o público. Os ingressos da sessão das 20h00 poderão ser retirados na Casa da Cultura a partir do dia 10 de abril.
As Oficinas de Colagem e de Canto Coletivo do Grupo Coro e Osso, juntamente as exposições “Plantando Arte” e “SENT-IR”, são projetos contemplados no Edital Cultural nº 04/2023 – Lei Paulo Gustavo, promovido pelo Ministério da Cultura do Governo Federal e disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
As participações de todos estes eventos serão gratuitas, e o Departamento de Cultura também aceitará doações voluntárias de caixas de leite, que serão destinadas ao Fundo Social.
Mais informações podem ser obtidas na Casa da Cultura, através do através do whatsapp (16) 3382-6640.