Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura promovem exposição em prol do Movimento da Luta Antimanicomial

A Exposição “Liberdade” reúne produções criativas de usuários: pintura em tela, cachecóis de tricô, pinturas em guardanapos, jornal impresso, etc. Aberta para visitação gratuita no dia 8 de maio às 09h30 na Casa da Cultura, localizada na Avenida Sete de Setembro, 1051, no Centro.

Organizada pelos Centros de Atenção Psicossocial, CAPS II – Minha Casa e CAPS-AD, a exposição tem como propósito central questionar os modelos tradicionais em torno do tratamento de saúde mental.

O movimento da Luta Antimanicomial busca defender os direitos das pessoas que enfrentam desafios mentais e/ou dependência de substâncias, a partir do combate as abordagens que as segregam e da defesa e cuidados que possam promover a liberdade e a inclusão na comunidade.

Desafiando o paradigma de internações hospitalares, propõe uma reformulação do sistema de saúde mental no Brasil, com serviços acessíveis, comunitários e adaptados às necessidades locais, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), visando garantir a integração e a dignidade de indivíduos historicamente marginalizados e excluídos.

Não perca a oportunidade de participar desse importante diálogo sobre saúde mental e liberdade. A exposição estará aberta à visitação do dia 8 ao dia 10 de maio na Casa da Cultura, das 8h00 às 17h00.