Palestras preventivas, sobre os temas: ‘Prevenção e combate ao assédio moral e sexual no trabalho’, e, ‘Noções sobre inclusão de pessoas com deficiências reabilitadas no processo de trabalho’ fizeram parte do evento.
No início deste mês de junho, a Prefeitura de Matão – por intermédio da Secretaria de Administração e Finanças, bem como do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) – realizou evento em que os novos membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) foram empossados após a conclusão do curso preparatório de prevenção a acidentes de trabalho, assédio moral e sexual, bem como inclusão da pessoa com deficiência, em processos de trabalho.
Durante o evento, que ocorreu na Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, o secretário de Serviços Municipais, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro) e o secretário de Segurança Trânsito e Defesa Civil, Robson Moreira representaram o prefeito Cido Ferrari.
“Estamos cuidando das questões de segurança do trabalho, investindo em treinamentos e equipamentos de proteção a acidentes, cumprindo com as normas que regulamentam esse setor e dessa forma seguimos avançando, pois um ambiente saudável e seguro no trabalho traz benefícios para todos”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
O objetivo da ação, que ocorre regularmente, é estabelecer conformidade com a portaria MTB nº 3214/78, que institui as normas regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho, e da NR 5 que trata da obrigatoriedade da eleição para a nova composição da CIPA, cuja atuação será por mais um ano.
Temas fundamentais foram aprofundados pelas seguintes palestras:
• ‘Prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho’ (Portaria MPT nº 4.219/2022), com a psicóloga do SESMT, Paola Gonzales.
• ‘Noções sobre inclusão de pessoas com deficiências e reabilitadas no processo de trabalho’, com a assistente social, Bruna Galli.
• Noções sobre legislação trabalhista e previdência em SST (PPP) e Organização da CIPA e o exercício das atribuições.
Contudo, a CIPA busca prevenir acidentes e doenças ocupacionais, relacionadas as condições do ambiente e ao processo de trabalho, através da adequação ergonômica e comportamentos seguros, análises de riscos, investigação de acidentes, bem como elaboração de mapas de riscos dos locais de trabalho com a participação dos trabalhadores, organização da SIPAT- Semana Interna de Prevenção de acidentes do Trabalho, que ocorre a cada ano.
*Foram eleitos 8 titulares e 6 suplentes através da participação dos servidores, somados aos 8 titulares e 6 suplentes indicados pela administração, totalizando 28 servidores, conforme a NR5, aprovada pela Portaria MTP nº 3.214/1978.*
*Representantes dos empregados*
*Titulares*
Nadir Leôncio
Augusta Aparecida Ribeiro
Naiara dos Santos
Adilson Barbosa
Maeli Tacio S. Furlanetto
Paulo Fernandes
Aritana Matos Manzolli
Pedro Henrique Cunha
*Suplentes*
Edson Fernando de Souza
José Antonio Bezerra da Silva
Leandro Cesar S. de Azevedo
Eliúde Pereira da Silva
Adenir da Silva
Leandro da Silva Magro
*Representantes do empregador*
*Titulares*
Juliana Gina E. Pedro Antonio
Denise Eugênia Molina Turpim
Regina Gonçalves de Campos
Leila Cristina Selestrino Luppi
Ernandes Henriq S. Ribeiro
Bruna Andrea da Silva Galli
Luiz Adriano Ramos (Coelho)
Tatiane Oliveira Mortari
*Suplentes*
Beatriz A Azevedo Serafim
Elízio Ambrosio da Silva
Aline Cristina I. de Campos
Valdemar G. Cucco
Ismael de Paula
Diego Wellington de Souza