CMS e Prefeitura de Matão lançam campanha “Juntos, cuidamos mais!”

CMS e Prefeitura de Matão lançam campanha “Juntos, cuidamos mais!”

Objetivo da ação é tratar a dispensa irregular dos resíduos sólidos e estimular as pessoas para juntos cuidarmos do meio ambiente

Qual é a maneira correta de dispensar os resíduos gerados em residências e empresas? Esta pergunta é recorrente na sociedade. Para tratar o assunto, informar e conscientizar a população, a Companhia Matonense de Saneamento (CMS) e a Prefeitura de Matão promovem a campanha “Juntos, cuidamos mais!”.

Inicialmente, a ação contará com material de divulgação em rádio, jornal e redes sociais e, posteriormente, poderá ser ampliada com atividades educativas em escolas, empresas e instituições, juntamente com novos parceiros.

A campanha propõe integrar poder público, iniciativa privada e população, provando que, juntos podemos cuidar melhor da nossa cidade e garantir a preservação do meio ambiente, principalmente, dos recursos naturais, como rios, nascentes e áreas de preservação.

A dispensa correta dos resíduos gera benefícios para todos, com destaque à saúde das pessoas. Este trabalho começa em nossas casas e empresas, separando e abrigando corretamente os resíduos sólidos para viabilizar a reciclagem, o reaproveitamento ou a dispensa adequada de cada material.

Não deveria ocorrer, mas é comum chegar à Estação de Tratamento de Esgoto, fibras têxteis e plásticas, óleo, graxas, panos de limpeza e outros materiais que, além de dificultar o tratamento, causam entupimentos na tubulação das residências e da rede coletora de esgoto.

Outro problema recorrente é a dispensa de móveis, eletroeletrônicos e lâmpadas em terrenos baldios e áreas públicas. Sem falar do acondicionamento indevido de materiais perfurocortantes nos sacos de lixo, que causam acidentes constantes aos coletores.

Além de estimular as pessoas para a preservação ambiental, a campanha pretende informar que existem no município locais para receber e destinar todos os tipos de resíduos sólidos. Dois deles – resíduos domésticos e da área da saúde – são coletados por empresas contratadas pela Prefeitura, para que sejam tratados e descartados de forma correta.

A cidade de Matão coleta os resíduos domésticos e transporta para aterros sanitários licenciados; os efluentes gerados nas residências são lançados na rede de esgoto para serem tratados e dispensados no Rio São Lourenço com mais de 98% de eficiência. Isso significa que o tratamento realizado pela CMS remove 98% da carga orgânica dos efluentes.

Os resíduos dos serviços da saúde, gerados por clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios, têm coleta e destinação especializadas nos estabelecimentos, por serem contaminantes.

Já os resíduos industriais, devem receber as tratativas adequadas, conforme as classificações e exigências dos órgãos fiscalizadores. Estas tratativas são de responsabilidade dos geradores, sendo que os efluentes devem ser tratados internamente para depois serem lançados na rede de esgoto, e a parte sólida, coletada por empresas especializadas.

Existem ainda, os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, como móveis, eletrodomésticos, lâmpadas e eletrônicos. Para estes casos, a Prefeitura disponibiliza locais adequados para o descarte e posterior destinação.

Portanto, a questão dos resíduos é mais ampla do que pode parecer para muitas pessoas. Cuidar da separação, tratamento e destinação correta dos resíduos diminui a quantidade de lixo dispensada no meio ambiente, reduzindo a poluição. Isso, gera economia de recursos públicos, que podem ser investidos em outras áreas, além de garantir a preservação ambiental.

Para saber a maneira correta de fazer o descarte dos resíduos, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo telefone 3383-4500.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão –

(16) 3382-6550️ Vagas PAT Matão – 1) ASSESSOR DE ATENDIMENTO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?