Combate à Dengue: Prefeitura realiza Avaliação de Densidade Larvária por todo o município

As ações de enfrentamento contra o mosquito transmissor da Dengue, o “Aedes Aegypti”, são mantidas ininterruptamente pela Prefeitura de Matão. Ao longo do ano, os trabalhos de vistoria nos imóveis, serviços de bloqueio e nebulização estão entre as medidas permanentes da Secretaria da Saúde. Mas, além deste protocolo, outro importante serviço realizado pelos agentes do Controle de Vetores está na Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem o propósito de verificar o índice e a intensidade de infestação causada pelo mosquito. Desta forma, o município consegue obter indicadores mais precisos, fundamentais nas ações contra a doença.

Durante o serviço de vistoria nas residências, a Secretaria da Saúde faz um levantamento de dados e verifica quais os principais depósitos considerados “potentes” para o criadouro do mosquito.

Entre 07 e 16 de Julho, este trabalho de apuração foi executado nos bairros de Matão e no Distrito de São Lourenço do Turvo. Além dos dados registrados durante as visitas do profissional, pequenas amostras são recolhidas e, posteriormente, encaminhadas para análise. Com estes dados, é possível identificar os níveis de infestação nos bairros.

Através destes indicadores, é possível prever, nos próximos meses, qual será a situação do município com relação à Dengue. Com isso, a Prefeitura consegue antecipar ações de planejamento e demais estratégias de prevenção e, desta forma, aumentar a eficácia no trabalho de combate ao vetor.