Conheça os serviços disponibilizados para a população durante a festa de Corpus Christi

A cidade de Matão tem como parte de sua tradição as celebrações do feriado cristão de Corpus Christi. Diante disso, e seguindo essa cultura, a Prefeitura de Matão, disponibilizará uma grande infraestrutura para a melhor comodidade e seguraça da população e dos turistas. Com mais de 24 horas de atrações, neste ano, o evento acontece em dois dias (07 e 08 de Junho), e a programação conta com atividades religiosas, como procissões e missas, além de atividades culturais, como exposições e vários shows musicais.

Toda organização da cerimônia que envolve todos os Departamentos da Prefeitura, ocorrerá com a disponibilidade de serviços de segurança e saúde, com a cobertura de ambulâncias, enfermeiros, pessoal de apoio, monitores, policiamento, fiscalização, limpeza, manutenção, além da disponibilidade de banheiros químicos e praça de alimentação, com o amparo das entidades assistenciais.

Trajeto

O percurso ornamentado, por onde a procissão passará, tem início em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, segue pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na Igreja Matriz. Além dos tapetes, são produzidos 17 quadros nas esquinas de cada bloco.

A ornamentação de cada quadra estará sob a responsabilidade das seguintes instituições: Projeto Artista na Rua, Legião de Maria, Escola Cem, Paróquia Divino Espírito Santo, Terço dos Homens, Paróquia São Sebastião, Paróquia do Senhor Bom Jesus, Escola da fazenda tamanduá, Paróquia Santa Cruz, Pastoral Familiar do Bairro Alto, Paróquia Santa Rosa de Lima, Paróquia São José, IFSP e Paróquia Santo Expedito.

Vários artistas plásticos locais estarão presentes ao longo do percurso, orientando os grupos e criando desenhos e imagens. Entre eles, estão Elio Floriano, Kadinael Silva, Fran Alcides, Eliana Saraiva, Renan Augusto, Michele Alves, Luis Felipe, Marcelino, Glória e Diego Pinotti, Ana Reis, João Borracha e Carlos Gianini.

Na área central, o trânsito sofrerá algumas alterações.

Na terça-feira (06), a partir das 18h00, a Rua Rui Barbosa, entre as avenidas 15 de Novembro e 7 de Setembro, serão interditadas para a instalação da Praça de Alimentação, às 18h00. As vias que compõem o trajeto das ornamentações serão fechadas totalmente pelo Departamento de Trânsito, na quarta-feira (07), a partir das 18h00.O trânsito voltará a funcionar normalmente na quinta-feira (08), após a limpeza das ruas, por volta das 23h00.

A Rua Daniel Antônio de Brito, onde estarão os vendedores ambulantes, também será interdita na quarta-feira, a partir das 7h00.

A Rua do Esquenta (Rua Itápolis), localizada entre a Praça Alfredo de Paiva Garcia e o Lago Municipal do Conjunto Poliesportivo, será interditada para a montagem do palco Viva Cultura, a partir de segunda-feira (05), às 06h00.

Segurança

Para garantir a proteção de todos, o controle de trânsito do evento, será realizado pela Guarda Municipal, Agentes de trânsito, Defesa Civil e polícias Civil e Militar.

Serviços de Saúde

As esquipes da Secretaria da Saúde também estarão de plantão ao longo de todo o evento. As tendas com diversos profissionais ficarão em três localidades: na Rua do Esquenta; no camelódromo, em frente a Escola Municipal Adelino Bordignon; e em frente ao salão paroquial da Igreja Matriz, no centro.

Casa da Cultura e Biblioteca Municipal

A Casa da Cultura de Matão, localizada na Av. Sete de Setembro, 1051, no Centro, e a galeria do novo prédio da Biblioteca Municipal, localizada Av. 7 de setembro, nº1183, no Centro também estarão abertas para receber o público, no feriado.