Corpus Christi 2023: Edição especial também relembra momentos marcantes de demonstração de fé e devoção dos matonenses

Considerada uma das principais celebrações religiosas do Brasil, com influência da arte local, o Corpus Christi de Matão, que remonta às origens da cidade, já passou por grandes momentos até se tornar patrimônio histórico e cultural.

Renascimento da Festa

Uma das formas mais comuns de fazer o Corpus Christi em Matão foi resgada recentemente. O distanciamento social imposto durante a pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história, implicou na reelaboração do evento, devido a necessidade de manter o rigoroso controle de acesso das atividades externas.

Mas, diante de um momento de tristeza, como recriar uma tradição, onde o seu principal marco é o envolvimento de milhares de fieis e artistas, que vão às ruas decorar o sagrado trajeto para a passagem do Senhor? Como envolver as pessoas que precisavam se manter distantes e restritas em suas casas, devido a gravidade da transmissão de um vírus atribuído a milhares de mortes no mundo?

2021 – Uma tradição interrompida

A festa foi traduzida em uma live realizada pela Prefeitura de Matão, onde os expectadores de todo o mundo puderam viver o Corpus Christi de forma singular e abreviada. Em algumas horas, aquele feriado do ano que marcava uma das maiores pandemias, os olhos de milhares de pessoas se voltavam para Matão, em um reencontro de distanciamento. Imagens inéditas de arquivos de famílias e histórias desconhecidas, eram transmitidas nos canais da Prefeitura, mas mesmo assim e sem perder o sentido, a manifestação era vivida intensamente em cada moradia decorada.

Mesmo confinados, assim como antigamente, os moradores resgataram a tradição de decorar a varanda de suas casas. Quadros, flores,folhas,raminhos,crucifixos,velas,tecidosbordados,entreoutros materiais, representavam a arte e os tapetes ornamentados.

“A 73ª edição foi muito marcante, afinal, o mundo sofria com a pandemia. Mas as nossas equipes e demais representantes da comunidade repensaram e trouxeram algo muito especial naquele dia. Chorávamos por tantas vidas perdidas, mas era necessário nos acolhermos naquela data tão familiar, que sempre representou o tamanho e a força da nossa fé”, relembra o prefeito Cido Ferrari.

2022 – Uma volta ressignificada

O amor e o respeito à história de um povo que sempre viveu e se dedicou a viver seu principal sentido, o religioso, foram capazes de construir uma edição “diferente”, contemplada com a evolução da tecnologia, atribuída aos ensinamentos deixados pelas gerações passadas.

“Praticamente 73 edições iguais, pois aprendemos a fazer o Corpus Christi de Matão de um único jeito, com celebrações, procissão e tapetes decorados, tudo com muita representatividade. Mas a experiência de 2021, nos permitiu abrir novos horizontes e desenvolver ideias para 2022. Foi assim que surgiu um tradicional e novo Corpus Christi, religioso e, também, cultural”, diz o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

A partir da adversidade de um ano difícil, a edição 2022 foi planejada com a enorme expectativa de reunir as pessoas novamente. “Pela primeira vez na história, a nossa festa é ampliada com dois dias de festa: um dia dedicado à parte cultural e, o outro, à religiosa. Shows musicais, novas atrações e algumas melhorias, atraíram o maior público da história da festa que é a identidade do município”, destaca o secretário de Administração, Willian Di Gaetano Bassi.

2023 – 75 anos

O tempo passou, mas a expectativa de ver os tapetes de cores vibrantes, sujar as as palmas das mãos com os corantes de tingimento da dolomita, ajoelhar-se diante da igreja Matriz e alcançar a melhor posição para a fotografia da procissão, permanecem.

Na quarta-feira (07), às 18h00, artistas se encontram com seu público no palco do “Viva Cultura”, na rua do “Esquenta”, fazendo companhias àqueles que chegarão nas primeiras horas da madrugada para decorar os tapetes. Na quinta-feira (08), todos voltam às ruas de Matão, como artistas, voluntários e servidores de uma tradição que completa 75 anos, reverenciando fé, arte e tradição do seu povo.