Crianças das EMEIs fizeram presentes para as equipes da Saúde de Matão

Em decorrência do aniversário de 123 anos de Matão, comemorado durante o mês de agosto, as Unidades Escolares, se mobilizaram junto às crianças e seus pais e, fizeram desenhos ilustrativos que representam as equipes de Saúde em ação durante a pandemia. O ato simbólico nomeado “Um presente para Matão”, cuja tradição na cidade já vem de longa data, tem também a adesão das crianças das EMEIs.

Nesta terça-feira (24), foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Vera Gonçalves de Mattos, entregar os presentes, em formato de desenhos coloridos afixados em um quadro, para a equipe da Unidade Básica de Saúde do Bairro Alto, ‘Zélia da Silveira Perche’.

As crianças da EMEI Mário Gandini também levaram seus presentes aos profissionais da Unidade Saúde da Família do bairro Bom Jesus.

“É muito importante ensinar nossas crianças a valorizar a cidade onde moram e os valores, tradições e costumes culturais, como este por exemplo, em que se oferece ‘um presente para Matão’. A iniciativa parece simples, mas significa um exercício de cidadania, reconhecer a importância dos serviços extraordinários, que as equipes de Saúde vem prestando, sobretudo durante a pandemia”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Uma equipe de seis educadoras foram até o Posto de Saúde, entregar o presente simbólico: a diretora Maria Neuza Santos e as professoras, Roseli Torres Coelho Corral, Rosângla C. M. F. Lavezzo, Edneuza A. Saraiva da Fonseca Dias e Maria Helena Robles C. Bernichi.

No evento de entrega estavam presentes, os seguintes profissionais: o médico, Eduardo Anfe; a técnica de enfermagem Elisângela Priscila Marcelo Inoue; a enfermeira Maria C. B. Do Nascimento; o aux. de enfermagem, Nilson Carolino Teixeira e as recepcionistas Cristiane Resende e Daniele Cristina Felipe.

O enfermeiro Nilson disse que o presente recebido na forma de desenhos, o fez se sentir valorizado pelas crianças e adultos, pois se identificou com uma das caricaturas (homenzinho vestido de jaleco), o que demonstra consideração para com o esforço do profissional da saúde na atual circunstância, em que os esforços mais que dobraram frente a pandemia.