Cultura de Paz nas escolas da rede municipal é incentivada

Cultura de Paz nas escolas da rede municipal é incentivada

Autoridades do município decidiram medidas de segurança nos portões das unidades de ensino e foi acionada ronda escolar pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar

Professores, crianças e jovens estudantes utilizaram-se da arte para manifestarem desejos de harmonia, segurança e paz no ambiente escolar.

Atividades voltadas a conscientização sobre a importância de se desenvolver uma ‘Cultura de Paz’ nas escolas ocorreram durante a semana entre os dias 17 e 20 de abril.

“Estamos todos comovidos com a reação das crianças e jovens, pois, de certa forma, estão fazendo a parte deles em Matão, para manter a paz em nossa cidade, assim, fizemos a nossa parte, enquanto autoridade”, salientou o prefeito Cido Ferrari. 

Em cada unidade de ensino foram produzidas variadas atividades pedagógicas de incentivo ao respeito à vida, à generosidade, à preservação do planeta, à solidariedade e à rejeição e violência. Dessa forma houve apresentações musicais e soltura de balões e exposições de cartazes, com frases de efeito socioeducativo.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças Willian Di Gaetano Bassi, foi realizada uma reunião com diversas autoridades matonenses, onde se definiu uma estratégia de segurança emergencial, dado aos rumores de possíveis atos de violência ocorrerem contra escolas.

“Acionamos a ronda escolar em todos os períodos de aulas para todas as unidades de ensino; propusemos mais vigilância nos portões das escolas e arrojamos critérios de acesso às unidades”, relatou Willian.

Na EMEF Antonio Carlos Manzini, por exemplo, as crianças cantaram a música “A PAZ”, versão do Grupo Roupa Nova, para ‘Heal The World” e, após publicarem em redes sociais, para surpresa delas, um dos integrantes da banda (Kiko) escreveu um comentário positivo sobre a manifestação dos jovens estudantes da rede pública municipal de Matão. “Muito bacana! Deus os abençoe”! Escreveu o músico.

“[…] Só o amor, muda o que já se fez…
E a força da paz junta todos outra vez.
Venha, já é hora de acender a chama da vida…
E fazer a terra inteira feliz…”. Diz a referida canção. 

“Queremos mudar a sintonia ruim, a qual a comunidade escolar estava ligada, em razão das repercussões midiáticas sobre a violência ocorrida, isoladamente, em alguns lugares do Brasil”, comentou a diretora de Educação Claudionice Bellintani. 

Dessa forma, a quinta-feira (20/04) foi marcada pela emoção nas escolas municipais de Matão, por promoveram diversas atividades de mobilização pela paz, extrapolando o ambiente escolar. 

De acordo com o secretário de Educação Alexandre Luiz Martins de Freitas, “a iniciativa foi organizada com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da paz e da resolução pacífica dos conflitos, além de ressaltar a necessidade de se combater a disseminação de notícias falsas (fake news)”.

Para além, em todos os períodos de aulas, os estudantes desenvolveram atividades que estimularam o diálogo entre eles, seus pais, professores e toda a comunidade.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?