Defesa Civil da Prefeitura realiza ação de conscientização nas escolas municipais

Os estudantes da rede municipal de ensino receberam material didático ilustrativo (cartilhas), durante a ação da Prefeitura, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que orientou sobre medidas de segurança e prevenção a acidentes durante o verão: EMEF Prefeito Celso De Barros Perche (CAJU); EMEF Professor Antonio Carlos Manzini; EMEF Adelino Bordignon e EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC).

“Preparar as nossas crianças e adolescentes para evitarem acidentes é muito importante e isso precisa ser feito sempre e de um jeito que eles se interessem pelo assunto, porque significa salvar vidas por meio da prevenção”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o assessor da Defesa Civil, responsável pela ação, Luciano Gonçalves Leite, “o intuito é instruir sobre como a criança, o adolescente e suas famílias devem se comportar em dias de tempestades, alagamentos e até mesmo como o pedestre deve agir se for surpreendido por enchentes ou como pode se defender de possíveis raios”.

Os estudantes receberam também orientações sobre medidas de segurança que podem tomar para a prevenção contra inundações em suas casas, bem como foram alertados sobre o risco de receber choques da rede elétrica e como seus pais, quando estiverem dirigindo em tempos de chuva, podem se salvar do perigo.

“É preciso evitar sair a pé ou de carro, em períodos chuvosos, tanto nas cidades quanto no meio rural, mas se acontecer, procure trajetos altos e não baixadas, evite abrigar-se em baixo de árvores e praticar esportes ao ar livre durante a chuva, pois somos como para-raios e atraímos a descarga elétrica”, aconselhou Luciano.

A diretora da EMEF Prefeito Celso De Barros Perche, Celimara Inês Garbim Avelino, agradeceu a parceria com a Defesa Civil e observou que a ação enriqueceu o aprendizado dos alunos. “Todos gostaram muito dos assuntos que foram abordados, porque já são estudados em sala de aula, inclusive o material didático (cartilhas) oferecidos pela Defesa Civil é maravilhoso: muito bem elaborado e atrativo para todas as faixas etárias, tanto as crianças quanto os adolescentes mostraram-se interessados pelas atividades, como brincadeiras lúdicas (livro de pintura), informações e o ‘caça-palavras'”, avaliou Celimara.

Caso se depare com alagamentos, ligue no Corpo de Bombeiros 193 ou na Guarda Civil Municipal/Defesa Civil 153.