Defesa Civil da Prefeitura realiza ação de conscientização nas escolas municipais

Defesa Civil da Prefeitura realiza ação de conscientização nas escolas municipais

Os estudantes da rede municipal de ensino receberam material didático ilustrativo (cartilhas), durante a ação da Prefeitura, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que orientou sobre medidas de segurança e prevenção a acidentes durante o verão: EMEF Prefeito Celso De Barros Perche (CAJU); EMEF Professor Antonio Carlos Manzini; EMEF Adelino Bordignon e EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC).

“Preparar as nossas crianças e adolescentes para evitarem acidentes é muito importante e isso precisa ser feito sempre e de um jeito que eles se interessem pelo assunto, porque significa salvar vidas por meio da prevenção”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com o assessor da Defesa Civil, responsável pela ação, Luciano Gonçalves Leite, “o intuito é instruir sobre como a criança, o adolescente e suas famílias devem se comportar em dias de tempestades, alagamentos e até mesmo como o pedestre deve agir se for surpreendido por enchentes ou como pode se defender de possíveis raios”.

Os estudantes receberam também orientações sobre medidas de segurança que podem tomar para a prevenção contra inundações em suas casas, bem como foram alertados sobre o risco de receber choques da rede elétrica e como seus pais, quando estiverem dirigindo em tempos de chuva, podem se salvar do perigo.

“É preciso evitar sair a pé ou de carro, em períodos chuvosos, tanto nas cidades quanto no meio rural, mas se acontecer, procure trajetos altos e não baixadas, evite abrigar-se em baixo de árvores e praticar esportes ao ar livre durante a chuva, pois somos como para-raios e atraímos a descarga elétrica”, aconselhou Luciano.

A diretora da EMEF Prefeito Celso De Barros Perche, Celimara Inês Garbim Avelino, agradeceu a parceria com a Defesa Civil e observou que a ação enriqueceu o aprendizado dos alunos. “Todos gostaram muito dos assuntos que foram abordados, porque já são estudados em sala de aula, inclusive o material didático (cartilhas) oferecidos pela Defesa Civil é maravilhoso: muito bem elaborado e atrativo para todas as faixas etárias, tanto as crianças quanto os adolescentes mostraram-se interessados pelas atividades, como brincadeiras lúdicas (livro de pintura), informações e o ‘caça-palavras'”, avaliou Celimara.

Caso se depare com alagamentos, ligue no Corpo de Bombeiros 193 ou na Guarda Civil Municipal/Defesa Civil 153.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?