Defesa Civil de Matão participou de ‘Treinamento’ em São Paulo

A Prefeitura de Matão, por intermédio da Defesa Civil participou do 13º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo que abrange os 26 municípios da região de Araraquara. O evento ocorreu nos dias 16 e 17 de maio, no auditório da Escola CIEI.

“Os treinamentos constantes aumentam a capacidade e o engajamento da nossa equipe da Defesa Civil para conter focos de incêndios e assim evitar desastres maiores nas matas da nossa região, que precisam ser preservadas em benefício da saúde de todos”,_ comentou o prefeito Cido Ferrari.

A Defesa Civil de Matão foi representada por sua equipe: Luciano Leite, Paulo César da Silva, Luciano Della Rica e Reginaldo de Jesus Silva.

“O treinamento trouxe atualização para a equipe e desenvolveu novas habilidades sobre como resgatar animais vítimas dos desastres. A troca de informações e experiências, entre os servidores de outros municípios participantes, relacionada ao tema “incêndios”, também é um fator muito positivo nesta capacitação”, avaliou o coordenador da Defesa Civil, Luciano Leite.

Promovido pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, o ‘Treinamento’ tem como objetivo preparar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para o combate a incêndios em cobertura vegetal.

Os participantes receberam instruções técnicas sobre os seguintes temas: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica; Estratégias e Objetivos da Comunicação Social e Campanha São Paulo Sempre Alerta; Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre; Saúde Pública no período de Estiagem; e, Regras de Segurança em deslocamento no terreno.

Houve ainda a parte prática do treinamento de campo, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, organizado em Bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.

Ao final do treinamento, os municípios receberam um kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios florestais. Foi dada a orientação aos participantes desta oficina que façam a divulgação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, em seus municípios.

Para informar sobre incêndios, ligue:

(193) – Corpo de Bombeiros;

(153) – Guarda Civil Municipal