Unidades de Saúde reforçam a prevenção e tratamento ao HIV/AIDS
A campanha ‘Fique sabendo’ ocorre durante todo mês de dezembro, realizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, em cumprimento as orientações do Ministério da Saúde lançada em 2003, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce do HIV/AIDS. O objetivo é incentivar as pessoas a realizarem o teste para saber se estão ou não infectadas pelo HIV, de forma voluntária, anônima e gratuita.
Essa abordagem visa reduzir o estigma e a discriminação associados ao HIV e assim aumentar o número de diagnósticos precoces, o que é fundamental para o controle da doença e a prevenção da transmissão do vírus.
A campanha faz com que a população se conscientize sobre a importância de se informar a respeito do próprio estado de saúde e a disponibilidade de testes gratuitos e confidenciais.
“As equipes de saúde orientam constantemente os pacientes do SUS sobre a importância do teste, e durante o mês de dezembro isso é intensificado, para identificar a infecção o quanto antes, de modo que possamos tratar e evitar a transmissão”, reforçou o secretário da Saúde Orivaldo Reguin (Faro).
Este mês de dezembro as equipes de Saúde visitaram empresas, conversarem sobre o tema da campanha ‘Fique Sabendo’ e entregaram panfletos informativos, como por exemplo a funcionários da Citrosuco e Syngenta. Houve palestra com a enfermeira Vanessa Saraiva Carvalho Graziosi e está prevista uma visita em janeiro de 2025 também à empresa Bussola.
De acordo com a Enfermeira Lucele Schiavenatto, “muitas vezes, as pessoas evitam realizar o teste devido ao medo da discriminação, e a campanha visa combater isso, a partir do esclarecimento e orientação”.
Com esse propósito a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro de Silvânia por exemplo também realizou palestra junto à população, distribuiu panetones, brinquedos para as crianças e ofereceu café, bolo e suco.
“A ideia foi deixar a população bastante à vontade para o teste e a conversa sobre o assunto DST AIDS fluir com naturalidade”, relatou a gerente do ESF de Silvânia, Sabrina Barros Dieguez.
Para saber mais sobre o teste de DST AIDS, bem como o tratamento realizado pelo SUS, junto a pessoas com HIV positivo, vá a unidade de Saúde mais próxima de sua residência.