“Dia D” de vacinação contra a Gripe acontece no sábado nas Unidades Básicas de Saúde

“Dia D” de vacinação contra a Gripe acontece no sábado nas Unidades Básicas de Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado (13), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Matão, o “Dia D” de vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como gripe. Esta iniciativa visa imunizar as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e é uma importante medida de prevenção da doença. Além da vacinação, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecerão atendimentos odontológicos para todas as pessoas, independentemente de estarem sendo vacinadas ou não.

O atendimento acontecerá das 08h às 16h00, nas UBS’s dos bairros Vila Pereira, Jardim São José, São Judas/CAIC, Bairro Alto, IV Centenário, Centro de Saúde e Jardim Paraíso, além da Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito de São Lourenço do Turvo.

Nesta fase, a vacinação é direcionada para o seguinte grupo: crianças: a partir dos seis meses até menores de seis anos de idade; indígenas e pessoas com comorbidades, dos seis meses aos nove anos de idade; trabalhadores de saúde: em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde; Gestantes; Puérperas; Professores de todos os níveis; Povos indígenas; Populações Quilombolas; Idosos com 60 anos ou mais de idade; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das forças armadas; Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário; Trabalhadores portuários; População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus da influenza e normalmente se manifesta por meio de sintomas como febre alta, acompanhada de dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é considerada o sintoma mais significativo e costuma durar de três a sete dias. À medida que a doença avança, os sintomas respiratórios, como a tosse, se tornam mais evidentes.

Para receber o imunizante, é necessário comparecer à unidade de saúde e apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação. A vacina contra a gripe é segura e eficaz, sendo uma medida essencial para proteger a saúde de todos.



Atendimento Odontológico

No mesmo dia, além da aplicação de vacinas, as equipes de Saúde Bucal da Rede Pública estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde para oferecer avaliação e atendimento odontológico a todas as pessoas. A iniciativa visa estimular os cuidados com a Saúde Bucal, prevenir complicações e doenças, como o Câncer Bucal, através de ações preventivas e educativas.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT

1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO EXIGIDA-...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?