Em Matão professores da rede pública municipal recebem curso de formação continuada

Adesão do município aos programas educacionais estadual e federal tem foco na alfabetização e letramento

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura aderiu ao programa, que utiliza o material didático, “Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)”, cujo objetivo geral é a formação de professores de Educação Infantil, para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho voltado a linguagem oral e escrita em Creches e pré-escolas.

Também está em andamento, na rede municipal de ensino, o Programa Estadual “Alfabetiza juntos SP”, vinculado a ‘Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’ (RENALFA), que consiste na formação de docentes alfabetizadores dos 1º e 2º anos, do Ensino Fundamental I.

As referidas propostas formativas são realizadas no âmbito do ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’, que busca garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens afetadas pela pandemia, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° anos.

“Consideramos muito importante que os professores recebam cursos de formação e sempre se atualizem para terem cada vez mais tranquilidade em ensinar nossas crianças, já que se trata de um desafio que está em constante transformação”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, 122 professores estão recebendo a formação ‘LEEI’, sendo 16 advindos do município de Dobrada, cujo total foi dividido em 3 grupos de aproximadamente 40 educadores, aos sábados e quintas-feiras. Na modalidade presencial as professoras responsáveis pela mediação, são: Márcia Regina Joia Silva, aos sábados; e, Lucimar Aparecida Sanches Meneses e Sílvia Maria Portapilla Carrara, às quintas-feiras. A meta é cursarem 8 horas por mês, incluindo formações também na modalidade ‘online’, por meio da plataforma educacional AVAMEC, ambiente virtual do Ministério da Educação.

“Nosso desafio é promover formações continuadas de professores, sem parar o andamento das aulas e atendimentos aos alunos e pais. Aqui em Matão estamos conseguindo realizar os cursos, acompanhando as diretrizes nacional e estadual, em períodos inversos da sala de aula, graças ao compromisso do prefeito Cido Ferrari, em priorizar investimentos constantes para a manutenção da qualidade da educação pública municipal”, considerou o Secretário da pasta, Marcelo Prado.

Já o programa Alfabetiza Juntos – SP (RENALFA) tem como articuladora municipal a professora Andrea Antonia Andreatti de Moraes, cujo objetivo é ampliar a capacidade institucional do sistema municipal de ensino para a elaboração e implementação de políticas de alfabetização. “Nosso objetivo é um alinhamento geral, em relação as metodologias educacionais aplicadas, a partir de um plano de ação. Por isso nós também (as formadoras locais) recebemos formações mediadas por outros educadores, de outras Diretorias de Ensino. Já estivemos nas cidades de Araraquara, Ribeirão Preto e estaremos também em Pirassununga”, explicou a articuladora.

Ainda de acordo com Andrea, é realizado uma Avaliação da Fluência em Leitura, com foco em três habilidades: a leitura oral de palavras, a leitura oral de pseudopalavras (palavras inventadas) e a leitura oral de textos. Para saber mais: https://criancaalfabetizada.caeddigital.net/#!/pagina-inicial

Devido à pandemia de Covid-19 e as mudanças na concepção do teste de fluência em leitura, novos protocolos de aplicação e correção foram elaborados. Inclusive, professores e gestores podem consultá-los na seção Cadastro e programação das avaliações do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd): https://caeddigital.net/tecnologias-2/plataformacaed.html