Encerramento do Fronteiras Brasil teve expressiva participação das comunidades

O encerramento do Fronteiras Brasil ocorrido em 17 de dezembro, com a presença do prefeito Cido Ferrari e da primeira-dama Márcia Ferrari, reuniu uma série de atividades artísticas especiais. O evento internacional esteve na sua 11ª Edição, com a Vivência Horizontal em Arte (VHOA), sendo que este ano a residência foi estabelecida na casa Pipa Matão.

Durante um mês os artistas e arte-educadores de diferentes Estados do Brasil e outros países da América Latina, hospedaram-se na Casa PIPA, quando puderam realizar laboratórios criativos, a fim de que a experiência compartilhada e aprendida, possa ser multiplicada em outras comunidades, vinculadas ao ‘Fronteiras’.

Houve três dias de finalizações das atividades agendadas: no dia 15/12 foi o encerramento na comunidade do jardim Paraíso e no CEU das Artes; no dia 16/12 na comunidade do jardim Bom Jesus e na noite de 16/12 foi a vez do projeto Coração do IV Centenário e da Base Comunitária do Park Aliança, receberem a intervenção artística.

O prefeito Cido Ferrari acompanhou o cortejo e a apresentação das crianças, na última noite de atividades (16/12) do Fronteiras Brasil em Matão, encerrando com um sarau.

“A finalização foi muito especial, porquê tivemos a participação do prefeito e da primeira-dama, com engajamento de um significativo número de pessoas. Exercitar o diálogo da gestão pública junto às comunidades, nos coloca frente a outra realidade, de quem vive as dificuldades. E, através da arte e da educação muitas ações podem ser desenvolvidas, a fim de valorizar as culturas de grupo”, avaliou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini.

No dia 17/12 na Casa PIPA, houve um encontro com lideranças comunitárias, dos bairros que receberam a intervenção artística, durante o Festival. O evento também contou com a presença do prefeito Cido Ferrari e da primeira-dama Márcia Ferrari, que ouviram e dialogaram com os artistas, acerca da necessidade de expansão dos trabalhos culturais nos bairros do município.

Os frequentadores da Casa de Acolhimento também participaram das atividades artísticas promovidas durante a estadia dos artistas do Fronteiras Brasil em Matão.

Em 18/12, teve o encerramento oficial, com a comemoração do aniversário de 10 anos da Casa PIPA, com a presença do secretário de Educação e Cultura Alexandre Luiz Martins de Freitas.

“Eu participei de uma roda de debates promovida pelo ‘Fronteiras Brasil’ sobre liberdade, arte e educação e fiquei muito feliz com os resultados da reflexão coletiva, pois essa é uma maneira humana e cidadã de evoluir em nossas concepções comportamentais, para que assim possamos construir um mundo melhor”, avaliou Alexandre.