“Encontro Rosa” homenageou a mulher matonense através de uma ação coletiva entre diversos profissionais

Dando continuidade as ações do movimento “Outubro Rosa”, no sábado (15), a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, promoveu diversas atividades na praça “Dr. Leônidas Calígula Bastia”, no Centro. O “Encontro Rosa” teve o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde da mulher, prestar variados serviços através das equipes das secretarias municipais e demais parceiros envolvidos, além de sensibilizar toda a comunidade sobre a importância de incentivar as mulheres a realizarem anualmente os exames de prevenção e de rastreamento do Câncer de Colo de Útero e do Câncer de Mama.

Simbolizando a campanha no município, a praça da Igreja Matriz esteve ainda mais bonita e completamente rosa. Flores, painéis fotográficos, árvore com mensagens motivadores, laços e demais decorações que representam as inúmeras qualidades da mulher, foram compostas por um grande cenário montado pelas equipes que, com muita criatividade e sensibilidade, atraíram centenas de pessoas para o local.

A abertura do evento contou com apresentações musicais dos alunos da Escola Municipal “Antônio Carlos Manzini” que integram o coro infantil “Vozes do Luizinho” e o coral “Canto da Rosa”. Entre o repertório, as canções “Ninguém é Igual a ninguém” e “Casinha Branca” emocionaram os espectadores. Representando a força feminina, várias mulheres matonenses que estão em tratamento ou que já venceram a luta contra o Câncer, também foram homenageadas no encontro.

De maneira estratégica e coletiva, cada parceiro contribuiu com orientações sobre prioridades e condutadas que favoreçam a qualidade de vida da mulher e com a oferta de serviços em suas áreas. As principais atribuições ficaram a cargo da Secretaria de Saúde que ofertou aferição de pressão, medição de Oximetria, teste de gravides, consultas médicas, agendamentos para coleta de Papanicolau, exame de Mamografia e de consultas Ginecológicas e Odontológicas e distribuição de métodos anticonceptivos (preservativos e anticoncepcionais). Além disso, as equipes multiprofissionais também estiveram no local ofertando orientações com Médicos, Dentistas, Fisioterapeuta, Terapeuta, Psicólogas, Psicopedagoga, Nutricionista, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, inclusive, o Núcleo de Prevenção à Violência fez atendimentos orientativos no local e o Departamento de Controle de Vetores expôs materiais que compõem parte do trabalho de prevenção contra o mosquito transmissor da Dengue e demais vetores.

A programação ainda teve a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude que promoveu apresentações de modalidades esportivas; a Secretaria de Educação e Cultura que esteve com as equipes do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (LUME), com os corais da Escola Municipal “Antônio Carlos Manzini e com exposição de trabalhos das oficinais artesanais; a Secretaria de Meio Ambiente que fez doações de mudas de árvores e a “feira” Adoção de animais.

Em apoio à causa, os serviços foram ampliados com a participação dos profissionais da OAB Matão, da Delegacia a Mulher e da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade Anhanguera de Matão.