Escola Adelino Bordignon oferece novas propostas de ensino aos alunos

Com o objetivo de estimular o conhecimento através do lúdico e possibilitar novas práticas esportivas, a Escola Municipal Adelino Bordignon implantou uma nova modalidade nas aulas de Educação Física. Os alunos que retornaram às aulas para o ano letivo 2022, neste bimestre, estão sendo apresentados a algumas novidades na disciplina, entre elas, o Zaccaro Ball, também conhecido por “ZBOL”.

Fácil de praticar mas com inúmeros benefícios, este esporte Brasileiro foi idealizado pelo professor de Educação Física Sérgio Plaster Zaccaro, no Rio de Janeiro, no início da década de 90. Suas técnicas são parecidas com a peteca, volley e o tennis. As raquetes têm o formato de mãos coloridas e grandes e o jogo pode ser praticado entre dupla ou em grupo.

“Esta foi uma iniciativa da equipe que está com diferentes propostas para seus alunos e cada unidade vem se aprimorando para sempre oferecer algo diferenciado. Também destaco que Educação Municipal vem alcançando valiosas conquistas, e neste ano estamos preparando a modernização do setor. Serão investimentos na infraestrutura que contemplam todas as etapas da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio). Além disso, a pedido do prefeito Cido Ferrari, estamos adquirindo novos matérias e recursos para que os professores ampliem as possibilidades pedagógicas.”, disse o secretário de Educação, Alexandre Martins Luiz de Freitas.

Inicialmente estas aulas estão acontecendo no 4º e 5º ano da Escola Adelino Bordignon que ampliará para outras faixas etárias.

Uma das professoras responsáveis por aplicar este esporte na escola, explicou quais são as principais vantagens para o aluno. “Todos os esportes são importantes no desenvolvimento do ser humano e nos trazem inúmeros benefícios. Como educadores, sempre estamos propondo atividades que possibilitem o aprendizado. O ‘ZBOL’ trabalha a lateralidade, ou seja, estimula movimentos dos dois lados do corpo (direita e esquerda), além da coordenação motora, o raciocínio, a velocidade e outras funcionalidades neurológicas e físicas do jogador. Além de todos estes rendimentos, ele tem uma dinâmica muito divertida e indicada para todas as idades”, disse a professora de Educação Física, Ana Lúcia Mariane.