Escola da rede municipal promove pesquisa com visita à fazenda histórica

Um estudo sobre escravização foi ilustrado com visita a Fazenda histórica Conde do Pinhal na cidade de São Carlos, nos dias 28 e 29/09. A atividade pedagógica faz parte de um projeto de leitura desenvolvido pela professora Maria Izabel Moretto Gementi, junto aos estudantes de quatro turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II da EM Adelino Bordignon, durante o 1º semestre de 2022.

E nesta quarta-feira (05/10) ocorre a finalização do projeto com a viagem da última turma do 7º ano à fazenda.

Após lerem o livro paradidático intitulado ‘A fazenda de café’ do escritor Antônio Carlos Robert Moraes, os estudantes foram desafiados, a produzir livretos com o mesmo nome. A obra retrata o cultivo e a expansão do café no Vale do Paraíba, bem como a exploração da mão-de-obra escrava nas fazendas produtoras da bebida, no período de escravização dos negros no Brasil.

Para além disso, também é discutido no livro o universo das classes dominantes em detrimento dos escravizados, considerando o trabalho, a vida na senzala e na ‘casa grande’, além dos movimentos abolicionistas que estavam surgindo em São Paulo, alguns anos antes de 1889.

Com a visita, os estudantes puderam conhecer a referida fazenda, lugar onde muitas pessoas foram escravizadas, durante o processo de exploração das pessoas negras. Aprenderam sobre a cultura e forma de vida, cuja influência impactou a construção da identidade do povo brasileiro.

De acordo com a professora Maria Isabel, os estudantes ficaram maravilhados com tudo que viram e ouviram durante a visita. “Certamente refletirão com mais propriedade e argumentos contra a escravidão, em repúdio ao racismo institucional”.

Por isso a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura parabeniza a todos os envolvidos com o projeto, sendo a equipe gestora, pais, estudantes e professores.