Escola Sesi recebe o nome do empresário “João Carlos Marchesan”

Na tarde de quinta-feira (11), aconteceu a cerimônia de nomeação da Escola Sesi Matão, que recebe o nome do empresário matonense “João Carlos Marchesan”. Além do prefeito, participaram do evento autoridades locais, familiares, representantes do Ciesp, Fiesp, Senai e Sesi. Também esteve na solenidade Josué Christiano Gomes da Silva, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI). O Centro de Atividades, desde sua inauguração, mantém o nome de ‘Professor Azor Silveira Leite’.

A unidade de Matão, localizada no Jardim Paraíso, possui um grande complexo composto por quatro prédios, 17 salas de aula, e mais um laboratório de informática e outro de Física e Química. Também há biblioteca escolar com acervo atualizado, sala multidisciplinar, pátio com jogos, quadra poliesportiva coberta, playground e jardim sensorial. Considerada referência, atualmente 654 alunos são atendidos no Ensino Básico (Fundamental e Médio), sendo a maioria destes estudantes filhos de trabalhadores da indústria local.

Após uma breve visita às instalações do Laboratório de Informática Educacional (LIE) e no Laboratório de Mídias e Tecnologias, o primeiro do Sesi no estado, os convidados foram recebidos pelos alunos dos cursos de programação e robótica, dedicado gratuitamente a toda à comunidade local. Neste curso, os estudantes de 8 a 15 anos, aprendem conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Na sequência houve uma apresentação de um coral de alunos do Ensino Fundamental e demais homenagens ao patrono foram prestadas.

Em seu discurso, além enaltecer a escolha do patrono, o presidente do Sesi e Fiesp reconheceu a necessidade de ampliar a unidade escolar de Matão, devido a alta concorrência de vagas. “Esta homenagem em vida foi mais que justa, pois o João e sua família sempre contribuíram na prosperidade e desenvolvimento da cidade. Quanto à escola, são aproximadamente entre 3 e 4 candidatos para cada vaga disponível. Então podemos, com segurança, fazer um plano de ampliação, pois existe a demanda educacional e a indústria para empregar estes jovens”, salientou.

João Carlos Marchesan é líder e empreendedor de uma das maiores e mais modernas fábricas de Máquinas e Implementos Agrícolas da América Latina, a Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas “Tatu S/A”, localizada em Matão. Formado em Administração de Empresas, ainda possui diversas outras atribuições. Destaca-se suas atuações como ex-presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ, sendo atualmente o primeiro vice-Presidente; Diretor do Departamento de Ação Regional – DEPAR da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Vice-presidente da FIESP e Conselheiro do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Presidente Executivo e do Conselho do Hospital Carlos Fernando Malzoni.

“Agradeço o reconhecimento e as honrarias, mas foi devido ao potencial desta cidade que, na época, a indústria matonense se esforçou para criar o Ciesp e, depois, em 1996, conquistar o Sesi. Estou emocionado, pois hoje vejo a garantia do futuro destas crianças que começam a conhecer e fazer parte da realidade da indústria 4.0., utilizando óculos de realidade virtual. Esta proposta de integração entre o Ensino Básico e Tecnológico é fundamental e nossos esforços continuam nesta evolução”, frisou João.