Escolas da Prefeitura de Matão retomam as aulas

Investimentos em melhorias, adaptações e estratégias de atendimento marcam o mês de fevereiro de 2023, na rede municipal de ensino.

Formação de professores; recepção de pais e mães; acolhida e adaptação das crianças; reformas e ampliações para mais espaços de aprendizagens pedagógicas; novos materiais didáticos; informatização.

Com isso é posto em prática vários planejamentos: ao mesmo tempo em que os professores participam de formações continuadas; simultaneamente são realizadas atividades de adaptação para as crianças nas Creches e EMEIs, bem como para os jovens do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

“Estamos confiantes na experiência, habilidade e competência dos profissionais da Educação do nosso município, no sentido de superarem mais esse desafio de reinício das aulas, com obras paralelas, e por isso a necessidade de ajustamentos e adaptações. Temos certeza de que os resultados, sejam as reformas e ampliações, concluídas, valerão a pena”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Formação continuada de professores

Esta semana as equipes participaram da oficina “Cordel para educadores”, desenvolvida pela escritora, cantora, contadora de histórias, radialista e videasta, Mariane Bigio. Para além disso houve treinamento da plataforma educacional virtual “Conect digital”.

Escolas em reforma e ampliação

As equipes de diretores e educadores reuniram-se com pais, mães e responsáveis pelas crianças para orientação detalhada das adaptações necessárias, quanto aos espaços de acolhimento das crianças, neste momento de reforma e ampliação. As medidas têm o objetivo de aumentar o número de vagas em Creches e EMEIs, bem como proporcionar mais espaços externos de aprendizagem.

Ambiente acolhedor e animação para receber as crianças

As reuniões com os pais foram mediadas com dinâmicas de grupo, vídeos mostrando o espaço escolar, espaços decorados com bexigas, mensagens de boas vindas, músicas para acolhimento, doces como lembrancinhas e muito sorriso no rosto.

Para o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, a humanização dos profissionais de ensino, bem como os conhecimentos técnicos e a experiência são fatores que explicam a qualidade da nossa educação municipal. E isso implica, cuidar da formação continuada de educadores; oferecer materiais pedagógicos adequados; renovar equipamentos de tecnologia educacional e principalmente, criar e cultivar o vínculo com os estudantes e seus responsáveis (pais, mães, avós, etc).

A metodologia pedagógica de ensino na rede municipal

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Pereira Bellintani, a metodologia pedagógica da rede municipal prioriza o trabalho por meio de projetos, o que consiste em situar o professor enquanto mediador da aprendizagem, de modo que ele elabore atividades lúdicas, às quais iniciam na sala de aula e se complementam em espaços externos.

“Na educação infantil, por exemplo, a proposta traz jogos e brincadeiras; o ‘faz de conta’; a contação de história; dentro da perspectiva de que ‘o território do brincar’, faz com que a criança desenvolva habilidades de comunicação e convivência coletiva, tendo como ‘meta’ os direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Essa prática do ‘ensinar’ deve ser estendida aos demais ciclos, Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA”, explicou Claudionice.