Escolas da rede pública municipal de ensino realizaram exposições pedagógicas

O mês de outubro marca as movimentações dos estudantes e professores para a produção de ‘trabalhos’ que foram expostos aos pais e comunidade.

Durante o ano letivo de 2023, professores e estudantes da rede municipal do ensino fundamental desenvolveram projetos de leitura e escrita, com o objetivo de potencializar a aprendizagem, explorando a leitura de obras literárias e assim favorecer o processo de produção escrita. Utilizando-se de múltiplas linguagens, trouxeram para a comunidade educacional e seus familiares: saraus, indicações literárias, coreografias de dança, canto e coral, espetáculos de teatro, recitais de poemas e poesias, murais com recortes de imagens e textos, etc.

“Esses resultados demonstram o quanto nossa educação está acertando criando atividades teóricas e práticas, pois vemos que os alunos estão apresentando o que foi desenvolvido em sala de aula. Por isso parabenizamos os professores, alunos, seus familiares, pelo trabalho, envolvimento e participação de todos”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani, houve intercâmbio de saberes entre escolas, sendo que a EMEF Escola do Campo Fazenda Tamanduá recebeu estudantes e professores da EMEF Helena Borsetti de São Lourenço do Turvo, e juntos assistiram a uma apresentação teatral dos estudantes do projeto ‘Educação Complementar’ da EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC).

Também na EMEF Escola do Campo Fazenda Tamanduá, em decorrência da campanha Outubro Rosa, estudantes deixaram recadinhos de prevenção ao câncer de mama nas maçanetas das casas da colônia da Fazenda.

Nesta mesma unidade, as professoras fizeram a apresentação na área verde da escola. “As crianças deram um show! Os pais sentaram nas cadeiras, embaixo das árvores e assistiram a apresentação. Foi uma experiência muito agradável! Avaliou, Claudionice.

Já a EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU) realizou a ‘Mostra Pedagógica’ que consistiu em uma noite de apresentações, com cerimonial de abertura, e um dia inteiro de exposição dos trabalhos dos estudantes e professores do Fundamental I (1º ao 5º ano). O evento contou com a participação do Coral da Sorema, familiares e comunidade educacional. “Estamos felizes com o desempenho das crianças e dos professores. Agradecemos a todos que prestigiaram a nossa ‘Mostra’, pois essa valorização é muito importante para os alunos”, disse a diretora Celimara Garbim Avelino.

Enquanto que a EMEF Professor Antônio Carlos Manzini realizou a ‘Mostra pedagógica’ pautada no tema ‘A mala das artes de Pedro Malas-artes’.

Neste mesmo sentido na EM Adelino Bordignon, conforme relatou a diretora Maria Paula Ciarantola Bottura, estudantes e professores se movimentaram na organização da ‘Mostra Pedagógica 2023’ com Exposição dos trabalhos realizados e apresentações de Sarau. Houve distribuição de temáticas para o desenvolvimento do Projeto de leitura e escrita: Maneco caneco, ficou com os 1° anos; Está pronto seu lobo, 2° anos; Indicação literária, 3° anos; Contos de promessas impossíveis, 4° anos e Resenhado, 5° anos.

“Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo apoio e incentivo e parabenizamos nossa equipe pedagógica, professores, alunos e familiares, pela dedicação, criatividade e comprometimento”, considerou Maria Paula.