Escolas da rede pública municipal participam do projeto “Valorizando Sorrisos”

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Educação e Cultura, foi convidada a participar do projeto “Valorizando Sorrisos”, pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD, Núcleo Matão), que realiza em parceria com a Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD) e a empresa Colgate do Brasil. A ação educacional consiste em ensinar as crianças com idade entre 6 a 10 anos (1º ao 5º ano) a higienizarem os dentes de maneira correta.

“Apoiamos esse projeto porque entendemos que as crianças recebem com atenção especial as orientações dos dentistas. Agrademos as instituições responsáveis, pela proposta de levar orientações aos nossos estudantes”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Para o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, o sucesso do projeto se explica porque nesta fase as crianças estão muito curiosas, de forma que os ‘kits’ (creme dental, escova e sabonete Protex) e rituais de higienização da boca e dentes chamam muito a atenção delas de maneira significativa.

De acordo com a dentista e membro da APCD-Matão Cláudia Cristina Chiozzini Bellini, após as orientações dos profissionais, um vídeo educativo é apresentado para ilustrar e reforçar todos os conceitos já transmitidos. Na sequência ocorre a entrega dos ‘kits’.

“A Prefeitura apoiou em 100% o projeto ‘Valorizando Sorrisos’. Abriu as portas das escolas. Até agora conseguimos distribuir 3 mil ‘kits’ e temos outros 3 mil para as escolas que ainda não foram atendidas. A interação das crianças valoriza a fixação dos ensinamentos e a disponibilidade dos professores, diretores e colaboradores torna possível o trabalho dos palestrantes”, conclui.

Cuidar dos dentes é uma questão de saúde

A Prefeitura mantém ainda o programa de saúde bucal/odontológica através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde os cidadãos podem buscar os seguintes tratamentos: diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; próteses total e parcial removível; atendimento as pessoas com necessidades especiais

Além disso os dentistas do CEO realizam nas escolas da rede municipal o projeto “Dentista na Escola”, que também orienta as crianças quanto a saúde bucal e dos dentes.

Localizado a Rua Prudente de Moraes, nº 1076, Centro. Telefone (16) 3382-3779.